fbpx

7 maneiras eficazes de aumentar as inscrições para testes gratuitos e demonstrações


Oferecer testes gratuitos e demonstrações tem sido uma estratégia consistente em muitos negócios, uma vez que proporciona à empresa a oportunidade de criar uma experiência valiosa para o usuário e conduzir o lead à conversão. Por outro lado, a disputa por atenção, cada vez mais intensa no ambiente digital, impulsiona os profissionais de marketing e gestores a criarem experiências personalizadas para direcionar a tomada de decisão. 

Para que isso seja possível, conhecer profundamente o público, analisar resultados atuais e adotar estratégias de copy são apenas algumas das etapas fundamentais.

Acompanhe o conteúdo até o fim e confira 7 maneiras eficazes para aumentar as inscrições!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

1. Analise o desempenho dos seus formulários atuais

Antes de revisar os seus formulários atuais, analise o desempenho e identifique os pontos de melhoria. Isso pode ser percebido a partir do comportamento atual do usuário. Você pode avaliar, por exemplo, em que etapa ele está abandonando o envio e quais são as possíveis causas. Isso direcionará os seus esforços de maneira mais precisa para aumentar a geração de leads e as taxas de conversão. 

Nesta etapa, você também pode fazer comparativos com práticas bem-sucedidas no mercado, além de testes A/B para identificar os elementos certos a serem incorporados.

Vale, ainda, observar se o formulário conversa com o perfil ideal de cliente. A linguagem adotada e o tom de voz podem parecer um detalhe, mas também refletem a identidade da marca e interferem na conexão do público com todas as suas ofertas.

2. Cuidado com os dados que você está pedindo

O comportamento do usuário tem sido radicalmente transformado pela velocidade que o ambiente digital proporciona. Por isso, “menos é mais” ao se buscar uma resposta positiva do usuário, ainda que seja para testes gratuitos e demonstrações de produtos.

Em geral, os usuários não estão mais dispostos a preencher longos formulários, nem mesmo para obter benefícios. Sendo assim, facilite ao máximo o processo, identificando as questões que são, de fato, indispensáveis para a sua estratégia. Os leads apreciarão que você deseja resolver um problema, e não apenas condicionar a oferta ao envio de informações valiosas. 

Por fim, observe a legislação aplicável para o tratamento de dados pessoais. A Lei Geral de Proteção de Dados traz alguns princípios que devem ser observados pela empresa, desde a solicitação até o armazenamento de informações pessoais. Entre eles está o da finalidade, que traz regras sobre a realização do tratamento de dados para propósitos específicos, explícitos e que devem ser informados ao titular. 

3. Campos obrigatórios e validação do formulário

Imagine a seguinte situação: você está preenchendo um formulário extenso para testar um software, de modo a garantir que o produto esteja ajustado às suas necessidades. Ao enviar as informações, se depara com a notificação de erro, afirmando que os campos preenchidos estão incorretos.

É aqui que entra a importância de indicar corretamente os dados obrigatórios e tornar claro para o usuário o que e como deve ser informado em cada campo. Isso evitará frustrações e redução das taxas de conversão e abandono. 

A validação etapa por etapa, nesse sentido, é uma alternativa para auxiliar o usuário e aumentar inscrições para teste de software ou outra oferta. Afinal, permite identificar rapidamente problemas no preenchimento, sem que o processo precise ser refeito do início. 

4. Utilize CTAs claros que chamam a atenção

Os botões CTA têm um grande impacto na tomada de decisão do lead. Eles devem ser atrativos, concisos e, claro, compatíveis com a sua oferta. É preciso pensar, afinal, na experiência do usuário ao longo de toda a jornada no funil de vendas.

Veja como fazemos aqui na Rock Content:

Exemplos de CTAs mais firmes

Perceba que a chamada para a ação dá ao usuário uma ideia clara do que ele obterá clicando no botão. Isso aumenta a confiança na oferta e tende a gerar melhores resultados em relação a uma chamada genérica como “experimente agora” ou “teste agora”.

Neste caso, o leitor poderia se perguntar “Experimentar o quê? Por quanto tempo?”. É importante notar como essa reflexão faz com que o usuário precise retomar informações. 

O pior cenário seria se, ainda assim, a landing page não conseguisse resolver esta dúvida de maneira clara e objetiva. O aumento no tempo até a tomada de decisão pode ter grande impacto quando se busca mais inscrições para testes gratuitos e demonstrações.

5. Copy conciso e convincente

Antes mesmo de olhar para o formulário, é interessante olhar para o copy na sua landing page e eliminar possíveis objeções à oferta. O formulário, afinal, cumpre sua função quando o lead já tomou a decisão de aderir ao teste ou à demonstração. É na página, portanto, que o usuário é “convencido”.

É fundamental que as suas chamadas ao longo da página apontem exatamente para a dor que o seu produto ou serviço resolve. Em outras palavras, a landing page não deve vender o recurso, mas o benefício que ele proporciona. 

Novamente, testes A/B podem apontar mudanças necessárias, títulos mais atrativos e benefícios que devem ser mais bem explorados. Lembrando que uma copy bem-estruturada pressupõe um conhecimento profundo sobre o cliente ideal, as suas dores e também as motivações.

Isso tudo, é claro, além do conhecimento sobre o seu segmento de mercado, produtos similares e o diferencial competitivo do seu negócio ou da sua oferta.

6. Depoimentos de clientes na landing page

No último tópico, tratamos da importância de contar com uma landing page que conduza o lead até o formulário. Nesse sentido, inserir depoimentos de clientes também pode ser uma estratégia oportuna. Essas declarações são como selos de aprovação para a sua oferta.

Isso também é válido para formulários cujo objetivo é aumentar inscrições para download de materiais ricos ou outro recurso gratuito em troca de contatos. Esta é uma oportunidade para gerar identificação no usuário, mostrando como pessoas com as mesmas dores resolveram o problema a partir da sua oferta. 

Tome como exemplo a página principal da WriterAccess:

Exemplo de depoimentos de clientes sobre ferramenta WriterAccess para convencer a testar grátis por 14 dias

Aproveitamos um depoimento consistente, que reflete a nossa proposta de valor, para o título da seção de depoimentos.

Em seguida, apontamos sob a perspectiva de nossos clientes como o serviço resolve problemas comuns em criação de conteúdo para diferentes perfis de usuários. Se o seu formulário ainda não tem trazido leads qualificados, experimente destacar depoimentos. 

7. Provas sociais

A prova social é um fenômeno psicológico que pressupõe a ideia de que um indivíduo é mais propenso a decidir se vir outro semelhante fazendo o mesmo.

De certo modo, o depoimento constitui uma prova social. Mas as possibilidades não se limitam às indicações de clientes. Veja como você pode adotar essa estratégia para aumentar leads e inscrições na sua landing page:

  • recomendações de uma figura de autoridade no setor;
  • grandes empresas que utilizam determinado produto/solução;
  • número de visitantes e compradores da marca;
  • cases de sucesso;
  • dados e números relevantes no nicho de atuação.

Tome a nossa página para a oferta do Ion – Plataforma para criação de conteúdos interativos, como referência sobre o que pode ser feito:

Resultados destacados de resultados concretos que nossos clientes obtiveram em oportunidades de vendas, conversões e elevação de receita. 

Neste caso, destacamos resultados concretos que nossos clientes obtiveram em oportunidades de vendas, conversões e elevação de receita. 

A prova social pressupõe que é a comunidade do entorno que pode compreender melhor o problema. Assim, apontamos resultados, demonstramos a melhor solução e buscamos conduzir a tomada de decisão a partir da demonstração do valor do produto.

São muitas as estratégias que podem aumentar as inscrições para testes gratuitos e demonstrações no seu negócio. Ao longo deste conteúdo, destacamos as principais, que servirão como bússola para a sua tomada de decisão.

É importante, por outro lado, compreender as particularidades do seu negócio, entender o perfil ideal do público e as melhores práticas dentro do seu nicho. Além disso, é fundamental mensurar todos os testes já desenvolvidos e entender o que faz sentido para o seu negócio, eliminando objeções orientadas pelo comportamento do seu usuário na página de destino.

Temos a solução ideal para você acelerar seus resultados!

Se você gostou do conteúdo e também quer aumentar a conversão de leads, deixo o convite para conhecer a nossa plataforma completa para criação de conteúdos interativos.

Por meio dela, você pode colocar no ar quizzes, calculadoras de ROI, questionários, gráficos interativos e muitos outros formatos de conteúdo em poucas horas. 

Entenda como podemos acelerar os seus resultados em tempo recorde!



Source link

Não há Tags

64 visualizações, 1 hoje

  

64 visualizações, 1 hoje