fbpx

Como criar comunidade no WhatsApp? Veja o passo a passo e as vantagens


Mais do que pensar em redes sociais e canais de comunicação, um diferencial atualmente é conseguir criar comunidades em que os usuários se sintam parte daquele espaço. E pensando nos desafios de uma empresa, a fidelização da base de clientes pode ser uma consequência após entender como criar comunidades no WhatsApp.

Afinal, se estamos falando de uma plataforma que merece atenção e é utilizada por muitos usuários, não podemos esquecer do WhatsApp: segundo dados do relatório “Digital 2024: Brazil“, 8 em cada 10 brasileiros utilizam o aplicativo e, de acordo com o próprio presidente da empresa, o Brasil tem o maior número de usuários ativos por dia.

Com todos esses números, agora é hora de entender como criar comunidades no WhatsApp para se aproximar ainda mais dos seus clientes, o que acha? Continue a leitura para conferir e tirar todas as suas dúvidas!

O que é uma comunidade no WhatsApp?

Uma comunidade no WhatsApp é uma rede organizada com interesses ou objetivos comuns que interagem regularmente pelo aplicativo. Diferentemente de grupos tradicionais, as comunidades são mais focadas em engajamento contínuo e troca de informações estruturadas.

Pensando na estrutura, uma comunidade no WhatsApp pode ser formada por um ou mais grupos interconectados, cada um dedicado a um tema específico ou segmento de interesse. E a diferença fundamental entre grupos e comunidades está não só no propósito, mas principalmente na gestão.

Afinal, os administradores têm um papel crucial na moderação e organização, garantindo que as interações sejam produtivas e dentro das diretrizes estabelecidas. 

Grupos x comunidades no WhatsApp: qual a diferença?

Grupos são mais usados para comunicação casual e pontual, enquanto comunidades visam um envolvimento mais profundo entre os usuários.

Nada melhor do que um exemplo para entender, certo? Uma empresa pode usar grupos para discussões de projetos específicos, mas uma comunidade para engajar clientes em conversas regulares sobre produtos e serviços, fornecendo suporte e atualizações frequentes.

Outra diferença importante é que as comunidades no WhatsApp podem ser automatizadas a partir da API do WhatsApp Business. Assim, o trabalho de uma empresa em dar as respostas e gerenciar os membros se torna uma tarefa mais personalizada e eficiente, garantindo mais chances de sucesso dessa estratégia.

Como funciona uma comunidade no WhatsApp?

Confira o passo a passo para criar um grupo que funcione como comunidade!

Criação e configuração de grupos

Cada grupo pode ter até 256 membros, com vários administradores para ajudar na gestão. Utilize um número de telefone dedicado para a administração, garantindo que as operações do grupo não interfiram em outras comunicações da empresa.

Mas não se esqueça de garantir que todas as configurações de privacidade estejam ajustadas para proteger as informações dos membros.

Gestão de comunicação e membros

Agora, é hora de adicionar os membros diretamente da sua base de contatos, como um CRM, ou utilize links de convite para facilitar a entrada de novos participantes, divulgando em diferentes canais de comunicação, como no stories do Instagram da marca. 

Essa, inclusive, é uma ótima estratégia antes do lançamento de um produto, serviço ou promoção: divulgar o link via redes sociais, encorajar mais pessoas a entrar na comunidade e lançar a novidade primeiro para a comunidade no WhatsApp antes de divulgar em outros canais, como email marketing e nas próprias redes, gerando aquele sentimento de exclusividade e de “saber antes de todo mundo”.  

Mas não se esqueça de comunicar as regras do grupo no momento da adesão: defina e compartilhe as regras do grupo de forma clara para garantir uma comunicação respeitosa entre todos os participantes e uma dica aqui é usar a etiqueta de mensagens para organizar discussões e manter a ordem.

Ferramentas e recursos adicionais

Pensando em ganhar tempo na sua rotina, você pode utilizar ferramentas de automação disponíveis na API do WhatsApp Business para gerenciar a comunidade de forma mais eficiente, enviando mensagens programadas e respondendo automaticamente qualquer interação do usuário.

Além disso, é possível engajar sua comunidade com funcionalidades interativas, como realizar enquetes para coletar feedback sobre novos produtos ou ideias e enviar atualizações importantes diretamente aos membros.

O problema é que nem tudo são flores: por mais que a versão corporativa do WhatsApp ofereça várias funcionalidades, ele ainda tem algumas limitações para a gestão de grandes comunidades, como a incapacidade de criar comunidades diretamente na plataforma.

Vantagens de uma comunidade no WhatsApp para o marketing

Mas por que uma empresa deve pensar em utilizar as comunidades no WhatsApp para as estratégias de marketing?

Engajamento direto e personalizado

O primeiro benefício é o mais lógico ao criar um espaço para usuários interessados em uma empresa ou assunto interagirem: é a chance de fazer uma comunicação direta e personalizada com os membros, aumentando o engajamento e a fidelização desses clientes, por exemplo.

Feedback imediato e construtivo

Por conta desse canal direto, a sua marca consegue gerar feedbacks específicos e imediatos daqueles membros. 

Ao lançar um serviço ou novo produto, os usuários podem colocar as suas opiniões assim que testarem o que foi lançado, dando insights para que você faça os ajustes necessários.

Disseminação rápida de informações

Pense em uma empresa que precisa fazer um recall ou percebeu um bug no lançamento de um software, tudo bem?

 A comunidade no WhatsApp vira um ponto de contato mais direto com a sua audiência, enviando qualquer comunicado ou novidade em apenas alguns minutos.

Fortalecimento da comunidade de marca

Ao mesmo tempo, pensando no longo prazo, criar uma comunidade no WhatsApp é uma excelente estratégia de brand awareness e fidelização. 

Afinal, você cria um senso de pertencimento entre os participantes, até porque eles se sentem mais importantes ao compartilharem seus insights e interagirem diretamente com a marca.

FAQ (Perguntas Frequentes)

Que tal conferir algumas das dúvidas mais comuns sobre como criar comunidades no WhatsApp?

Para que serve a comunidade no WhatsApp?

Uma comunidade no WhatsApp serve para engajar diretamente com um público específico, fornecendo um canal para comunicação contínua, suporte, feedback e promoção de produtos ou serviços.

Como achar comunidades do WhatsApp?

As comunidades no WhatsApp normalmente são encontradas por meio de convites diretos de administradores ou links de convite compartilhados em canais de marketing de uma empresa ou de um assunto em comum para uma determinada audiência.

Como criar comunidade no WhatsApp Business?

Atualmente, o WhatsApp Business não permite a criação de comunidades diretamente. No entanto, empresas podem participar de comunidades já existentes e utilizar funcionalidades do WhatsApp Business para gerenciar a comunicação de forma mais eficiente.

Construir uma comunidade no WhatsApp é uma estratégia eficiente para empresas que querem engajar diretamente com clientes e fortalecer a presença da marca. Com as melhores práticas de gestão e uso das soluções disponíveis, você pode criar espaços para conversas e debates que aproximam o seu negócio dos consumidores.

Além de pensar em tudo isso, é necessário olhar também para os conteúdos das mensagens e toda a estratégia para garantir o engajamento, certo? 

Pensando nisso, contar com um copywriter especializado para criar essas mensagens e planejamento pode ser fundamental e na WriterAccess você encontra os melhores talentos para o seu desafio!



Source link

Não há Tags

29 visualizações, 1 hoje

  

29 visualizações, 1 hoje