fbpx

Grupo no Telegram: como encontrar e gerenciar?


Ter um grupo no Telegram é uma oportunidade valiosa de se aproximar do seu público. Você pode conversar com as pessoas, compartilhar conteúdos, divulgar ofertas e envolver grupos de interesse em torno da sua marca.

No entanto, entre as redes sociais e aplicativos mais conhecidos, o Telegram muitas vezes fica de fora das estratégias das marcas. Mas estamos falando de um dos apps mais usados no mundo, com um público diverso e uma infinidade de recursos, inclusive voltados para negócios.

Em 2024, o aplicativo chegou a 63% dos smartphones no Brasil, segundo o Panorama Mobile Time/Opinion Box. Embora WhatsApp (98%), Instagram (88%) e Messenger (69%) tenham maior penetração, o Telegram tem funcionalidades que superam os concorrentes.

E agora, quer saber como criar e gerenciar grupos no Telegram para usá-los nas suas estratégias de Marketing? Acompanhe agora para saber tudo!

Como criar um grupo no Telegram: passo a passo

Criar um grupo no Telegram é bem simples. Vamos agora passo a passo para você criar e configurar grupos:

  1. Instale o aplicativo do Telegram no seu celular e faça login na sua conta;
  2. Acesse o menu, à esquerda, e clique em Novo Grupo;
  3. Adicione os contatos ao novo grupo;
  4. Defina o nome do grupo e inclua uma imagem;
  5. Na mesma tela, ative ou desative a opção de Autoexcluir Mensagens.

Pronto, agora você já tem um grupo! Depois disso, você ainda pode adicionar membros ou criar um link de convite para divulgar a mais pessoas. Vale saber que os grupos do Telegram podem ter até 200 mil membros.

Depois de adicionar integrantes, você também pode definir os administradores. Eles podem ter permissões diferentes, o que ajuda a dividir tarefas e gerenciar melhor o grupo.

Se você quiser explorar mais recursos, como chatbots e respostas rápidas, é possível transformar sua conta pessoal em comercial. O Telegram Business é uma funcionalidade paga, atualmente, por R$ 12,49 ao mês no pagamento anual.

Diferença entre grupo e canal no Telegram

Grupos e canais são funcionalidades do Telegram que tanto os usuários comuns quanto as marcas podem utilizar. Vamos entender melhor como eles se diferenciam.

Enquanto os grupos reúnem membros em um único espaço, os canais funcionam como listas de transmissão. Nos grupos, os integrantes conversam e interagem entre si, como uma sala de bate-papo; já nos canais, os inscritos apenas recebem a mensagem disparada, sem possibilidade de interação entre eles.

Além disso, o grupo pode ter até 200 mil membros, enquanto o canal não tem limite de inscritos. Tanto o grupo quanto o canal podem ser públicos ou privados.

Com conversas entre os membros, o grupo pode ajudar a gerar ideias, obter feedbacks coletivos e ajudar a construir uma comunidade em torno da sua marca. Já o canal pode funcionar melhor para divulgar novidades e iniciar conversas individuais.

Ambos os recursos podem ser valiosos para a sua estratégia de comunicação e engajamento. Se você deve usar um ou outro, ou ainda os dois juntos, são seus objetivos que vão definir. 

Principais dúvidas sobre grupos no Telegram

O aplicativo tem tantos recursos, que às vezes eles geram dúvidas sobre como funciona o Telegram. Vamos responder agora a algumas das principais questões com relação aos grupos nesse app!

Como encontrar grupos relevantes no Telegram?

Diferentemente do WhatsApp, no Telegram você pode buscar por grupos para participar. Para isso, basta clicar na lupa (Android) ou na barra de pesquisa (iOS) do app, no canto superior direito. Você pode fazer uma busca pelo nome do grupo ou por uma palavra-chave.

O app mostra os resultados mais relevantes, mas você pode clicar em “Mostrar mais” para ver mais opções. 

Sites de terceiros, como Telegrupos, TelegramGroup e Telegram Directory, também permitem fazer essa busca por grupos, canais e até chatbots.

Como encontrar grupos secretos no Telegram?

Na busca do app, você só consegue encontrar grupos públicos. Para acessar grupos privados, é preciso receber o link de convite.

Como voltar para um grupo que você saiu sem querer?

Em grupos públicos, é fácil voltar para um grupo do qual você saiu sem querer: basta recorrer à busca do Telegram e entrar novamente. Na hora de sair do grupo, o Telegram também oferece o botão “Desfazer”, caso você tenha clicado por engano ou desistido de sair.

Já em grupos privados, é preciso localizar o link de convite do grupo, que talvez você tenha usado quando entrou pela primeira vez. Se não achar o link, a solução é contatar um dos administradores e pedir que te adicione novamente.

Como evitar spam e garantir a segurança do grupo?

O Telegram oferece uma série de recursos para moderação dos grupos, que ajudam a manter a ordem entre os membros, evitar práticas de spam e aumentar a segurança. Como administrador do grupo, você pode:

  • definir diferentes permissões a diferentes administradores;
  • bloquear membros, para que não possam mais visualizar nem enviar mensagens ao grupo;
  • restringir membros, para que possam apenas visualizar mensagens ou impedir que enviem imagens e stickers por um tempo;
  • usar bots para gerenciar mensagens e integrantes (aqui está a documentação para começar a usar);
  • acompanhar os registros de ações de administradores para monitorar os comportamentos problemáticos.

Bônus: Lista dos melhores grupos de Marketing Digital no Telegram

Se tem um assunto que gostamos por aqui, é Marketing Digital. Se você é como a gente, também vai gostar de conhecer os melhores grupos de Marketing Digital no Telegram. 

Trouxemos aqui uma lista para você não só aproveitar as conversas, mas também se inspirar para criar o seu grupo:

  • Rockgram ⚡: é o canal oficial da Rock Content no Telegram. Por lá, divulgamos as principais novidades de Marketing Digital em primeira mão, além de divulgação de nossos webinars e eventos gratuitos. 
  • Marketing e Vendas | por RD: grupo gerenciado pela Resultados Digitais, focado no compartilhamento de conteúdos e experiências entre profissionais da área.
  • Like a Boss: grupo voltado para compartilhamento de notícias e links sobre o universo de inovação, startups e tecnologia.
  • Branding Digital & Conteúdo: grupo administrado pela consultora Cristiane Thiel, voltado para conversas sobre branding, marketing de conteúdo e transformação pessoal.
  • WordPress Brasil: grupo criado para reunir a comunidade WordPress no Brasil e discutir sobre assuntos relacionados à plataforma.

Viu como o aplicativo tem recursos legais para a sua marca? Criar um grupo no Telegram é uma boa oportunidade de envolver seus consumidores e ter uma comunidade em torno da sua marca, inclusive com recursos que nenhuma outra plataforma oferece. Então, não deixe essa rede de fora do marketing. 

Não sabe como inserir o Telegram na sua estratégia de Marketing? Você pode ter uma consultoria gratuita com os especialistas da Rock Content. Reserve agora um horário para o seu diagnóstico de Marketing grátis



Source link

Não há Tags

17 visualizações, 1 hoje

  

17 visualizações, 1 hoje

Deixe seu Comentário