fbpx

guia passo a passo e melhores práticas


Como fazer collab no Instagram tem sido uma dúvida comum entre as marcas, que precisam estar sempre em dia sobre novos formatos e estratégias. Publicações em colaboração entre dois ou mais perfis são uma forma de potencializar seu alcance e engajamento no Instagram.

Parcerias são fundamentais. Em conjunto, as marcas podem chegar mais longe, engajar mais pessoas e ter mais sucesso. No marketing de redes sociais, isso fica evidente nos posts colaborativos. Por isso, vamos ver neste artigo como fazer collab no Instagram.

As collabs, como o nome sugere, são publicações — posts do feed ou reels — em colaboração entre dois ou mais perfis do Instagram. Antes de ir ao ar, a collab exige a criação de parcerias estratégicas com outras marcas, que vão aparecer também como autores de uma mesma publicação.

A seguir, você vai ver os principais passos de como fazer collab no Instagram, as vantagens dessa estratégia e alguns exemplos inspiradores para a sua marca. Siga conosco para saber tudo!

Como fazer collab no Instagram: passo a passo

Criada no início de 2023, a ferramenta de collab no Instagram abriu a possibilidade de marcar outros perfis como criadores de uma publicação e se tornou uma tendência nas redes sociais.

Não se trata de uma marcação na postagem, como já havia antes — em uma collab, todos os perfis colaboradores aparecem como coautores (até 4 perfis podem colaborar).

A seguir, você vai ver o passo a passo para fazer collab no Instagram. Acompanhe!

1. Escolha o parceiro certo

O primeiro passo é escolher um ou mais parceiros para a collab. O ideal é ter uma relação já estabelecida com o colaborador e combinar previamente sobre a publicação, em vez de pegá-lo de surpresa já com o convite da ferramenta.

Na hora de escolher os parceiros, mire em perfis que tenham afinidade com o seu público, que possam trazer novos interessados e que ajudem a cumprir seus objetivos. 

Trabalhe com marcas e influencers com quem você tenha sinergia e que demonstrem alto potencial de alcance e engajamento — mas cuide para não se basear em métricas de vaidade, ok?

2. Crie a publicação ou reel

Chegou a hora de criar o post no Instagram. Para publicações em collab, você só pode usar reels e posts do feed (imagem, vídeo ou carrossel). Não é possível fazer collabs em stories, pelo menos por enquanto.

É importante criar um conteúdo que atenda aos interesses de todos os perfis envolvidos como coautores — caso contrário, eles podem sair da parceria e recusar o convite de colaboração. Vale a pena também alinhar a publicação ao seu calendário de redes sociais.

3. Convide o colaborador

Na etapa final de publicação no Instagram, você pode indicar os perfis que devem aparecer como coautores. Basta tocar em Marcar pessoas > Convidar colaboradores. Então, na tela de busca, você encontra os perfis dos parceiros, desde que eles sejam públicos.

Depois que você publicar, os perfis colaboradores vão receber o seu convite. É preciso que eles aceitem a collab para que o post apareça nos perfis deles. Por isso, é importante também combinar previamente a data/hora do post para que eles aceitem logo que for publicado. Assim, a publicação ganha maior tração já nos primeiros minutos.

4. Publique e compartilhe a collab

Depois de publicar a collab no Instagram, não fique apenas esperando que o post trabalhe sozinho. Faça com que ele alcance mais pessoas! 

Compartilhe a publicação nos stories, divulgue em outros canais de comunicação da marca e incentive que os colaboradores façam o mesmo. Assim a collab pode alcançar mais contas, e você pode ter mais resultados.

Vantagens de fazer collabs no Instagram

Afinal, por que fazer collabs no Instagram? A seguir, entenda quais são as vantagens desse recurso do Instagram.

Ampliar o alcance do perfil

Fazer um post colaborativo no Instagram ajuda o seu perfil a alcançar mais pessoas. Afinal, a publicação, com o seu perfil como coautor, aparece para a audiência de todos os perfis envolvidos. Assim, se você escolher os parceiros certos, vai atrair mais interessados e clientes em potencial.

Gerar mais engajamento

Se as collabs permitem que a sua marca alcance o público dos seus parceiros, é provável que também sejam capazes de aumentar a sua taxa de engajamento. Mais uma vez, se você escolher os parceiros certos, os seguidores deles podem passar a seguir seu perfil e interagir com as suas publicações.

Diversificar os conteúdos

Criar collabs também é uma forma de diversificar os conteúdos do seu perfil. Ao combinar a publicação, você precisa conciliar os interesses de todos os parceiros envolvidos. Dessa forma, é provável que o conteúdo aborde temas diferentes e utilize formatos que você não costuma usar. Então, as collabs podem tornar seu perfil mais interessante para os seguidores.

Fortalecer relacionamentos

As collabs exigem que a sua marca crie parcerias estratégicas. Você deve buscar parceiros, entender as suas necessidades e perfil de público e interagir com eles para alinhar os conteúdos. Dessa forma, você se aproxima de outras marcas e influencers que podem render bons frutos.

Aliás, você sabia que muitas pessoas são mais propensas a comprar de marcas que trabalham com influenciadores? Dados recentes mostram que 55% das pessoas têm essa tendência. 

Fonte: Capterra

Então, são parcerias que valem a pena — desde que bem planejadas. 

Exemplos inspiradores de collabs no Instagram

Quer algumas ideias para criar uma collab criativa e eficiente? Trouxemos aqui três exemplos de collabs bem feitas para servir de inspiração para a sua marca!

1. Collab entre Mari Krüger e Fábio Cruz

Nesta collab, os perfis dos influencers Mari Krüger (@marikrugerb) e Fábio Cruz (@eusoufabao) simulam uma interação entre um livro e um tênis na mala da viagem.

Essa collab, em forma de reel, mostra um conteúdo criado em conjunto, que fala a língua o público dos dois influencers. Dessa forma, o post foi capaz de ampliar a audiência de ambos os colaboradores.

2. Collab entre Jacira Doce e Brutal Fruit Spritzer Brasil

Nesta collab, estamos falando de uma parceria de publicidade entre uma influenciadora (@jaciradoce) e uma marca (@brutalfruitbr). Aqui o post está em formato de carrossel e traz fotos do ensaio que a Jacira Doce fez para a marca.

É interessante observar que o post utiliza uma linguagem visual que se comunica tanto com o público da influencer (que já usa tons mais pastéis e é conhecida pelo público como “camponesa”) quanto com o público da marca da bebida alcoólica.

3. Collab entre Caju, Mascote Castorzinho e Mocidade Independente

Nesta collab, três marcas interagem como colaboradoras de uma publicação em formato de reel. Castorzinho (@castorzinhooficial) é o mascote oficial da Mocidade Independente (@mocidadeoficial), uma das principais escolas de samba do Rio de Janeiro.

No vídeo, o Castorzinho usa o cartão de vale-refeição do seu amigo Juca, mascote da Caju (@cajubeneficios). A marca já utiliza uma linguagem bastante descontraída nas redes sociais e, nesta collab, utiliza um conteúdo leve para se aproximar do público que gosta de carnaval.

FAQ: Perguntas frequentes sobre collabs no Instagram

Veja agora as respostas para perguntas frequentes sobre collabs que podem responder também às suas dúvidas.

Posso fazer uma publicação colaborativa pelo computador?

Não. A função de publicação em collab não funciona no navegador, só está disponível pelo aplicativo do Instagram para dispositivos móveis.

Como fazer collab no Instagram depois de postado?

Depois de publicar o post ou reel, não é possível adicionar colaboradores. Por isso, faça a publicação com bastante atenção para não precisar republicar (e, assim, perder alcance e engajamento).

Precisa ter o Instagram aberto para fazer collab?

Sim, os parceiros precisam ter perfil público para serem adicionados a uma collab, já que a publicação vai aparecer para muitos usuários que não são seus seguidores.

Como aceitar uma collab?

Para aceitar uma collab, acesse as notificações do aplicativo (ícone de coração, no canto superior direito). Lá você vai ver a notificação de convite para colaboração (“fulano convidou você para colaborar em um reel”). Se não encontrar, filtre as notificações para aparecer apenas “Marcações e menções”.

É preciso ativar a função de collab no Instagram?

Não é preciso ativar função alguma para fazer collabs no Instagram, apenas deixar o perfil como público.

Com quantos perfis posso fazer collab no Instagram?

O Instagram permite atualmente que até 4 perfis participem de uma publicação em colaboração.

Dá para deletar a collab no Instagram depois de postado?

Somente a conta que publicou a collab pode excluir a publicação depois de postada. Os colaboradores convidados não podem excluí-la, apenas aceitar ou não aceitar o convite.

Tem como fazer collab no story do Instagram?

Atualmente a função collab só está disponível para posts do feed e reels. Stories ainda não podem ser feitos em colaboração.

Como escolher os melhores parceiros?

Os melhores parceiros para collabs são aqueles que tenham afinidade com a sua marca, que ajudem a cumprir seus objetivos de marketing e possam atrair novos interessados nos seus produtos e serviços.

Collabs são uma oportunidade valiosa do Instagram para criar parcerias de valor. Você pode ampliar o alcance e engajamento do seu perfil e atrair seguidores, que logo podem se transformar em clientes da sua marca. É uma ferramenta simples, mas poderosa, que vale a pena experimentar!

Agora que você já sabe como fazer collab no Instagram, conheça a plataforma WriterAccess para aprimorar suas estratégias de conteúdo. Conte com profissionais especializados para realizar o planejamento de calendário de redes sociais, criar copys persuasivas e artes incríveis para seus posts. Experimente o WriterAccess grátis! 





Source link

Não há Tags

31 visualizações, 1 hoje

  

31 visualizações, 1 hoje