fbpx

Inteligência Artificial no Marketing Digital: como usar?


Foi-se o tempo em que, ao falarmos de Inteligência Artificial (IA), parecíamos fazer referência a um futuro distante e, aos amantes das teorias da conspiração, a robôs que ameaçariam a humanidade — como nos filmes de ficção científica em contextos apocalípticos. 

A verdade é que a tecnologia, desde o seu advento, sempre se mostrou uma grande facilitadora; uma aliada utilizada no nosso dia a dia e no desenvolvimento de diversas outras soluções, nos mais variados setores. Hoje, vemos que a Inteligência Artificial no Marketing Digital não cumpre um papel diferente.

O relatório “The State of Marketing 2024“, da HubSpot em parceria com Litmus, Rock Content e Search Engine Journal, por exemplo, aponta que os profissionais de Marketing têm, cada vez mais, usado a IA para a geração de conteúdo:

  • cerca de 6% deles para a elaboração dos materiais;
  • aproximadamente 18% para a redação de conteúdos;
  • cerca de 31% para a geração de esboços;
  • aproximadamente 45% para a fomentação de ideias e inspirações.

Então, considerando a importância do tema, neste post, entre outros pontos-chave, vamos responder aos principais questionamentos quanto à Inteligência Artificial e ao seu emprego no Marketing Digital. 

Continue a leitura e sane de uma vez por todas as suas dúvidas!

O que é IA e qual é a sua relação com o Marketing?

Brevemente, podemos conceituar a Inteligência Artificial como a capacidade que um programa tem de “pensar” como nós, seres humanos e, a partir disso, executar tarefas complexas, que, inicialmente, apenas seres inteligentes conseguiriam executar. 

Em outras palavras, falamos de uma tecnologia que foi pensada e programada para reconhecer padrões, aprendê-los, estabelecer correlações, fazer a análise de dados e, por fim, chegar a conclusões.

Ainda segundo o relatório mencionado, à medida que o cenário de Marketing B2B permanece em plena evolução, os profissionais enfrentam um desafio crescente: alcançar e engajar o seu público-alvo de maneira eficaz.

Como resultado, vimos uma mudança na coleta de dados primários e no uso da IA no Marketing Digital para a criação de conteúdos hiperpersonalizados.

Inclusive, esse aumento na adoção de Inteligência Artificial é um movimento altamente estratégico dos profissionais de Marketing para elevar os níveis de eficácia e de qualidade do seu conteúdo. 

Vemos uma mudança de paradigma em andamento: 63% deles preveem que a maioria dos seus conteúdos terá a “marca” do auxílio da IA generativa. E não para por aí:

  • 85% dos profissionais de Marketing acreditam que a IA generativa terá um impacto transformador na criação de conteúdos em 2024;
  • 85% deles relatam que a Inteligência Artificial eleva a qualidade do conteúdo;
  • 82% deles afirmam que a IA aumenta a capacidade deles no que diz respeito à produção de conteúdos etc.

A realidade, no entanto, é que a IA no Marketing atua nas mais variadas frentes. Ela está presente, por exemplo, na segmentação de clientes e público-alvo, viabilizando a adoção de táticas de comunicação e de marketing mais certeiras.

De igual modo, a IA aplicada ao Marketing também funciona como um recurso valioso para identificar padrões de consumo, compreender o comportamento da clientela, entender as suas preferências e, então, indicar tendências. 

O resultado? Bem, torna-se viável sugerir soluções que façam muito mais sentido para os clientes em potencial.

Como usar a IA no Marketing Digital?

A seguir, elencamos algumas dicas para a utilização da IA no Marketing Digital em diferentes âmbitos. Veja!

Chatbots em websites e plataformas de mídia social

Integrar chatbots em websites e em plataformas de mídia social é essencial para um engajamento instantâneo, pois eles fornecem atendimento ao cliente 24h por dia, nos sete dias da semana, respondendo rapidamente a dúvidas e a problemas. 

A medida melhora (e muito!) a experiência do usuário, aumenta a satisfação e retém clientes. 

Além disso, os chatbots podem personalizar interações, coletar dados valiosos sobre os clientes e automatizar tarefas repetitivas, viabilizando que as empresas se concentrem em atividades mais estratégicas e aumentem a eficiência operacional.

Ferramentas de análise preditiva 

O uso de ferramentas de análise preditiva para ajustar campanhas publicitárias em tempo real é essencial para antecipar tendências e comportamentos do consumidor. 

A iniciativa permite otimizar o direcionamento e o conteúdo das campanhas, aumentando a relevância, a eficácia e o retorno sobre o investimento, além de responder rapidamente às mudanças do mercado.

Personalização 

Apostar na personalização de recomendações de produtos em e-commerces aumenta a relevância das ofertas, também melhorando a experiência do cliente e incentivando compras adicionais. 

A ação eleva a satisfação do público-alvo, fideliza os consumidores e maximiza as vendas, resultando em um maior valor médio por pedido e, igualmente, em um melhor retorno sobre o investimento.

Campanhas de e-mail marketing segmentadas 

A elaboração de campanhas de e-mail marketing segmentadas automaticamente por comportamento de compra aumenta a relevância das mensagens, melhora o engajamento, eleva as taxas de conversão e maximiza o retorno sobre o investimento.

Geração automática de conteúdo

Já abordamos a questão, mas vale reforçar: é superinteressante utilizar a IA no Marketing Digital como uma aliada na criação automatizada de conteúdos, como descrições de produtos, artigos de blog, postagens em redes sociais e até mesmo scripts para vídeos. No entanto, não é recomendável negligenciar o fator humano.

Ou seja, a solução de Inteligência Artificial deve ser empregada como uma aliada. A humanização é imprescindível.

Você também pode gostar de:

Quais são os benefícios da IA no Marketing Digital?

Vimos que a Inteligência Artificial tem revolucionado o Marketing Digital por proporcionar vantagens significativas que transformam a maneira como as empresas interagem com os seus clientes. Entenda em mais detalhes os principais benefícios! 

Personalização em massa

Um dos principais envolve a personalização em massa. A IA permite a análise de grandes volumes de dados de comportamento dos consumidores, identificando padrões e preferências individuais. 

Com isso, é possível oferecer experiências e recomendações altamente personalizadas, aumentando a relevância das mensagens e a satisfação do cliente.

Automação de processos

A Inteligência Artificial no Marketing automatiza tarefas repetitivas, como o gerenciamento de campanhas publicitárias, a criação de conteúdos e o atendimento ao cliente por meio de chatbots inteligentes. 

Isso não só reduz custos operacionais, mas também libera os profissionais do setor para se concentrarem em atividades mais estratégicas e criativas. Mais um ponto a favor!

Prever tendências e comportamentos

Com modelos preditivos, as empresas podem antecipar as necessidades dos consumidores, ajustando as suas estratégias de Marketing de forma proativa. 

A análise de sentimentos nas redes sociais, por exemplo, permite entender melhor a percepção do público sobre a marca e ajustar as campanhas em tempo real.

Por fim, a segmentação de mercado passa a ser mais precisa. A IA no Marketing Digital consegue dividir a audiência em segmentos muito específicos, possibilitando uma abordagem mais eficaz e direcionada. 

Com isso, as campanhas se tornam mais eficientes, aumentando a taxa de conversão e o retorno sobre o investimento (ROI).

Exemplos de ferramentas de IA para Marketing Digital

Como a gente viu, a IA não só otimiza os processos, mas também gera percepções de altíssima relevância, capazes de tornar as estratégias implementadas pelo negócio muito mais eficazes e embasadas. 

A seguir, destacamos algumas ferramentas de Inteligência Artificial da Rock Content para você visualizar o mundo de possibilidades de IA para Marketing:

  • AI Persona Builder — é essencial para criar ou aprimorar buyer personas rapidamente com IA. A solução analisa dados reais para configurar personas personalizadas, facilita a segmentação do público e otimiza a personalização do conteúdo. Com o recurso, organize e melhore as suas personas de forma contínua; tudo em uma interface simples e intuitiva;
  • AI Content Idea Generator (versão gratuita) — você precisa de ideias novas para os seus conteúdos? Essa ferramenta cria sugestões inspiradoras, personalizadas conforme o domínio do seu site, os conteúdos criados em WriterAccess (nossa plataforma de talentos) anteriormente ou outros detalhes da sua empresa;
  • AI Content Wizard — é uma ferramenta essencial para quem busca otimizar a criação de conteúdo de forma estratégica. Com uma Inteligência Artificial avançada, ela analisa os seus concorrentes, as palavras-chave almejadas e as características do seu público para identificar oportunidades de conteúdo ainda não exploradas. Além disso, gera briefings detalhados para cada sugestão de artigo, facilitando a produção de conteúdos relevantes e bem direcionados;
  • AI Copilot — a AI Copilot é a nova ferramenta da Rock Content para a criação de conteúdo com Inteligência Artificial. A solução te ajuda a criar desde artigos para blog focados em boas práticas de SEO até posts para redes sociais, e-mails, anúncios e mais.

Conclusão

Como vimos, recorrer à IA no Marketing Digital é vital atualmente em razão da sua capacidade de analisar dados volumosos, de personalizar interações, de automatizar tarefas repetitivas e, claro, de prever tendências. 

Inclusive, a medida aumenta a eficiência, melhora a experiência do cliente, otimiza campanhas em tempo real e maximiza o retorno sobre o investimento (ROI), mantendo a competitividade no mercado.

Na WA, temos o melhor da IA com o melhor do humano para as dar vida às suas estratégias de conteúdo, com a nossa base de freelancers composta por mais de 1.500 profissionais qualificados. Experimente gratuitamente!



Source link

Não há Tags

15 visualizações, 1 hoje

  

15 visualizações, 1 hoje