Lançar ajuda do céu para Gaza é 100 vezes mais caro do que entregá-la por caminhões via rotas terrestres, disse nesta sexta-feira o chefe da UNRWA, a principal agência da ONU para refugiados palestinos.
“Lançamentos aéreos são pelo menos 100 vezes mais caros do que caminhões. Caminhões transportam o dobro da ajuda que aviões”, escreveu Philippe Lazzarini no X (antigo Twitter).
Os lançamentos têm sido realizados pelos Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Egito e outros países desde que Israel voltou a permitir a prática na semana passada. A ONU já havia alertado que os lançamentos aéreos são perigosos além de caros, enquanto palestinos em Gaza disseram à CNN que se ressentem de ter que correr atrás da ajuda lançada “como cães”.
“Se há vontade política para permitir lançamentos aéreos — que são extremamente caros, insuficientes e ineficazes — deveria haver a mesma vontade política para abrir as passagens terrestres”, afirmou o comissário-geral da UNRWA.
Lazzarini disse que a agência tem 6 mil caminhões carregados com ajuda humanitária esperando a liberação para entrar em Gaza. Israel insiste em inspecionar todos os caminhões antes que cruzem para o território.
Ele acrescentou que, durante o cessar-fogo que durou de janeiro a março, a UNRWA conseguiu levar entre 500 e 600 caminhões por dia.
“Nenhuma alternativa à resposta coordenada pela ONU, com a UNRWA como eixo central, alcançou resultados semelhantes”, afirmou, em uma aparente crítica à Fundação Humanitária para Gaza (GHF), apoiada pelos EUA, que excluiu a ONU de seu papel na distribuição de ajuda.
Fonte das informações: CNNBRASIL