fbpx

o que é e como explorar essa ferramenta para SEO?


A pesquisa de palavras-chave pode parecer uma daquelas etapas chatas e até um pouco repetitivas no mundo da produção de conteúdo. Afinal, quem não tem aquele planejador de palavras-chave de estimação que usa há tempos e confia cegamente?

No entanto, se você ainda não experimentou o Answer the Public, pode estar perdendo uma ferramenta que não só facilita, como também enriquece essa fase importante.

É muito fácil de usar, e você pode se surpreender com a quantidade de novas ideias que surgirão para enriquecer os seus conteúdos.

Vem comigo que eu te mostro como pesquisar no Answer the Public e algumas formas de melhorar suas estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo com essa ferramenta.

O que é o Answer the Public?

Captura de tela da página inicial do Answer The Public.

O Answer the Public é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave muito útil para criadores de conteúdo e profissionais de marketing.

Criada por Gary Preston e depois comprada por Neil Patel, um dos grandes nomes no mundo do Marketing Digital, o Answer the Public funciona, a princípio, como qualquer outra ferramenta de pesquisa de palavras-chave:

Você escolhe um tema ou termo, e o Answer the Public gera um relatório de perguntas e ideias que as pessoas frequentemente pesquisam nos mecanismos de busca.

O que torna o Answer the Public realmente especial é a sua diversidade de mecanismos de busca para fazer as pesquisas, os seus formatos dos relatórios e as funcionalidades extras que a ferramenta oferece além da pesquisa de palavras-chave.

Como funciona o Answer the Public?

O Answer the Public funciona de maneira bastante intuitiva. Ao acessar a ferramenta, você encontrará uma barra de pesquisa na tela inicial, na qual deve inserir os termos de interesse. Com base nesses termos, a ferramenta gera um relatório detalhado.

Para refinar essa busca, é possível utilizar filtros de país e língua. A ferramenta também oferece a opção de escolher em qual plataforma você deseja realizar a pesquisa de palavras-chave: Google, Bing, YouTube, TikTok e Amazon.

A fim de aumentar a variedade de visualizações, o Answer the Public ainda oferece três formatos para ver os resultados na plataforma: rodas, lista e tabelas.

Os primeiros resultados são dois indicadores sobre os termos pesquisados:

  • volume de busca: número de vezes que a determinada palavra-chave é procurada nos motores de busca dentro de um período, geralmente mensal;
  • custo por clique (CPC): valor médio que os anunciantes pagam por cada clique quando os anúncios são exibidos para uma palavra-chave específica.

Esses indicadores são acompanhados de referências que ajudam a determinar se os valores de volume de busca e CPC são considerados baixos, médios ou bons.

Depois desses indicadores, os resultados principais da palavra-chave pesquisada são organizados em cinco categorias.

  • Perguntas: são as perguntas que as pessoas fazem envolvendo o termo pesquisado. Por exemplo, “como fazer marketing digital?” ou “quais são os benefícios do exercício físico?”;
  • Preposições: incluem variações comuns das perguntas, como “marketing digital para pequenas empresas” ou “exercícios físicos para idosos”;
  • Comparações: apresentam comparações feitas pelos usuários entre o termo pesquisado e outros termos relacionados. Por exemplo, “marketing digital vs marketing tradicional” ou “exercícios aeróbicos vs exercícios anaeróbicos”;
  • Ordem alfabética: mostra variações da palavra-chave em ordem alfabética para facilitar a visualização de todas as possibilidades de uso do termo pesquisado;
  • Números: inclui números frequentemente associados aos termos pesquisados, como datas, anos e medidas. Por exemplo, “marketing digital em 2024” ou “exercícios físicos para perder 5kg”;
  • Relacionadas: apresenta outros termos relacionados à palavra-chave pesquisada que podem ser relevantes para sua estratégia de conteúdo.
Exemplo de pesquisa no Answer The Public com a palavra-chave 'TikTok'
Exemplo de pesquisa no Answer The Public com a palavra-chave ‘TikTok’
Você também vai se interessar por estes conteúdos:

Qual a diferença da versão gratuita para a versão pro?

A ferramenta Answer the Public está disponível em duas versões: gratuita e pro. Ao se cadastrar no site, você obtém automaticamente a versão gratuita, que permite até 3 pesquisas por dia e acesso limitado aos resultados do relatório.

Na versão pro, disponível mediante pagamento, você tem várias vantagens exclusivas:

  • quantidade de 100 pesquisas por dia ou mais (dependendo do plano pago escolhido);
  • visualização completa das categorias do relatório.

Além desses benefícios, a versão pro inclui as seguintes funcionalidades:

  • tracker para monitorar e identificar tendências sazonais e sair na frente da concorrência;
  • Search Listening Alerts para criar alertas sobre novas perguntas sendo feitas sobre qualquer tópico, com resumos semanais enviados por e-mail;
  • recursos adicionais para a criação de pastas, exportação de listas para arquivos CSV e inserção de imagens para gerar apresentações.

A versão paga da ferramenta está disponível em três planos: Individual, Pro e Expert. A principal diferença entre eles é que o plano individual oferece o limite de até 100 pesquisas por dia, enquanto o Pro e o Expert oferecem uma quantidade ilimitada de pesquisas.

Como o Answer the Public é usado no Marketing de Conteúdo?

Para atrair e converter uma audiência com a produção de conteúdo, o passo número 1 é entender o que essas pessoas estão buscando na internet. Aqui entra o Answer the Public.

Com essa ferramenta, fica mais simples descobrir informações sobre os termos que sua audiência está pesquisando e como eles estão fazendo essas buscas.

Aqui estão algumas maneiras de como o Answer the Public pode ser usado no seu Marketing de Conteúdo:

  • utilize as perguntas e variações de termos geradas pelo Answer the Public para desenvolver ideias de artigos, vídeos e publicações nas redes sociais;
  • use as informações do Answer the Public para planejar seu calendário editorial;
  • aproveite o tracker para descobrir os temas mais quentes e as perguntas mais comuns relacionadas ao seu nicho.

Integrar o Answer the Public no fluxo de produção de conteúdo pode facilitar o processo de criação e o refinamento contínuo das estratégias.

Quais os benefícios para a estratégia SEO?

Quando se trata de SEO (Search Engine Optimization), as marcas têm objetivos claros: aumentar a visibilidade e direcionar mais tráfego qualificado para suas páginas.

Veja como o Answer the Public pode contribuir com as estratégias SEO e aumentar seus resultados orgânicos:

  • dá para encontrar temas atemporais e de interesse contínuo na ferramenta para criar conteúdos evergreen que continuem gerando tráfego ao longo do tempo;
  • você pode identificar palavras-chave de cauda longa e termos relacionados que são frequentemente pesquisados;
  • aproveite as informações da ferramenta para criar conteúdo que ofereça respostas às perguntas do público e aumentar a autoridade do site aos olhos dos motores de busca.

Então, se você trabalha com Marketing de Conteúdo e SEO, o Answer the Public não pode faltar no seu arsenal. Ele te dá os insights necessários para criar conteúdos que realmente se conectam com o público e melhore os seus resultados orgânicos.

E se você precisar de uma mãozinha para transformar ideias em conteúdo de qualidade para fortalecer sua marca, conte com a expertise da Rock Content. Agende uma consultoria gratuita com nossos especialistas e saiba por onde começar! 



Source link

Não há Tags

16 visualizações, 1 hoje

  

16 visualizações, 1 hoje