fbpx

Qual o melhor horário para postar Reels no Instagram?


Se uma marca pensa em engajamento no Brasil, o Instagram é, sem dúvidas, uma das principais plataformas para ampliar o seu alcance com a audiência. Afinal, segundo estudos do DataReportal, são mais de 134 milhões de brasileiros com uma conta nessa plataforma.

Mas, ao mesmo tempo, esse cenário representa uma série de desafios e, para não ficar para trás, é importante entender os mínimos detalhes que podem destacar as suas publicações, como saber qual o melhor horário Reels Instagram.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto para que você tire as suas dúvidas e consiga fazer o seu planejamento de marketing de forma mais precisa e eficiente. Continue a leitura e confira!

O que são os Reels do Instagram e por que o timing importa?

Os Reels do Instagram são vídeos curtos, de até 60 segundos, projetados para capturar rapidamente a atenção dos usuários. Essa funcionalidade permite que marcas e criadores de conteúdo compartilhem vídeos dinâmicos e criativos, aumentando a visibilidade e o engajamento nesse canal.

Mas o timing de postagem é um fator crítico, pois o algoritmo do Instagram prioriza conteúdos recentes. Postar no momento certo pode aumentar bastante as chances do seu conteúdo aparecer no feed dos seguidores ou na aba “Explorar”.

Quais são os melhores horários para postar Reels?

Mas, afinal, qual é o melhor horário para postar Reels no Instagram? Vários estudos e análises de dados sugerem que os melhores horários para postar Reels variam de acordo com o segmento, perfil da base de seguidores e outros fatores, mas existem alguns padrões gerais.

De acordo com várias fontes, incluindo o Sprout Social, os horários mais precisos para postagem desse formato são:

  • Segunda a sexta: entre 9h e 11h da manhã e de 18h às 21h;
  • Finais de semana: sábados e domingos mostram picos de engajamento entre 10h e 13h.

Durante a semana, a parte da manhã e da noite são ideais, pois coincidem com os períodos antes e depois do horário comercial, quando os usuários estão mais ativos nas redes sociais. Nos finais de semana, as manhãs são mais eficientes em termos de resultado, já que as pessoas têm mais tempo livre para consumir conteúdo.

Diferença entre os horários durante dias úteis e finais de semana

Nos dias úteis, os horários de maior engajamento estão relacionados aos momentos em que as pessoas fazem pausas no trabalho ou se deslocam. Isso explica os picos matutinos e noturnos.

Já nos finais de semana, as manhãs são mais produtivas para postagens, pois os usuários estão relaxando e explorando conteúdos novos. 

Ao entender essas nuances, fica muito mais fácil planejar melhor a publicação de Reels, maximizando o engajamento ao postar nos momentos de maior atividade do público.

Como os melhores horários variam de acordo com o nicho?

Como falamos acima, os melhores horários para postar Reels podem variar bastante dependendo do nicho de mercado. Por exemplo:

  • Moda e beleza: postar durante o início da tarde, entre 13h e 15h, pode ser eficaz, pois muitos usuários neste segmento tendem a consumir conteúdo de moda durante suas pausas de almoço;
  • Tecnologia e negócios: horários matutinos (7h às 9h) e noturnos (19h às 21h) são ideais, pois profissionais de tecnologia e negócios costumam verificar suas redes antes de começar e após terminar seu expediente;
  • Saúde e bem-estar: os horários ideais são frequentemente logo após a prática de exercícios físicos, geralmente pela manhã (6h às 8h) ou à noite (19h às 21h), quando os usuários estão mais inclinados a procurar conteúdo relacionado ao bem-estar.

Esses exemplos mostram como diferentes públicos-alvo têm hábitos de consumo de mídia social distintos, reforçando a importância de adaptar a estratégia de postagem de acordo com o nicho específico.

Como descobrir o melhor horário para postar para o seu público?

Identificar o melhor horário para postar Reels no Instagram exige uma combinação de análise de dados e experimentação.

Mas a boa notícia é que o Instagram for Business oferece ferramentas que podem ajudar bastante no desafio de entender melhor o comportamento do público:

Insights do Instagram

Uma estratégia voltada para horários de publicação precisa ser data-driven, não acha? Se você concorda com isso, não precisa se preocupar com o local de onde você vai retirar essas informações, o próprio Instagram tem uma ferramenta para isso.

A ideia aqui é utilizar a seção “Insights” para analisar quando seus seguidores estão mais ativos. Essa ferramenta fornece dados demográficos detalhados e informações sobre os horários de maior atividade.

Ferramentas de análise externas

Não fique preso apenas aos dados e informações do próprio Instagram. Plataformas como Sprout Social e Hootsuite oferecem análises avançadas que podem ajudar a identificar padrões de engajamento específicos.

A ideia aqui é reunir o máximo de informações possíveis sobre o comportamento da sua audiência para entender como você pode ajustar o seu planejamento de publicações de conteúdo.

Testes e ajustes

Realize postagens em diferentes horários e dias da semana para identificar quais momentos geram mais engajamento. A análise de resultados pode revelar tendências que são específicas para o seu público.

Afinal, você pode perceber uma diferença de comportamento em uma época do ano, por exemplo. Em um período de vendas, como a Black Friday, o Instagram de um e-commerce pode ter uma postura diferente de outras épocas do ano. O mais importante aqui é ficar de olho nessas variações.

Mas atenção: não basta seguir o que os outros fazem. Cada público é único, e as interações podem variar. Por isso, é crucial realizar testes contínuos e analisar os resultados. Monitore o desempenho dos Reels postados em diferentes horários e ajuste a estratégia conforme necessário.

Essa abordagem vai permitir que você descubra os momentos exatos em que seu público está mais receptivo, aumentando as chances de engajamento e alcance.

Compreender os padrões gerais de engajamento e adaptá-los ao seu nicho específico e comportamento do público é fundamental para maximizar a visibilidade e a interação. Por isso, experimente diferentes horários, utilize as ferramentas de análise disponíveis e ajuste sua estratégia com base nos resultados obtidos.

Mas, além de saber a hora de publicar o Reels no Instagram para aumentar o seu engajamento, é preciso olhar para a qualidade do conteúdo. 

E quem vai fazer os roteiros, legendas e planejamento das publicações? Experimente o trial do WriterAccess e encontre talentos especializados para ajudar!



Source link

Não há Tags

26 visualizações, 1 hoje

  

26 visualizações, 1 hoje