“A cultura não deixa a gente ser submisso” diz Lula em premier de filme
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja da Silva receberam, na noite desta quinta-feira (7), no Palácio da Alvorada, o elenco do filme “O Agente Secreto” e convidados para assistir o longa metragem brasileiro.
Antes da exibição do filme, Lula discursou e disse que a cultura do país é importante porque “não deixa a gente ser submisso”.
“A cultura é temida, porque a cultura dá consciência política, a cultura dá informação, a cultura não deixa a gente ser submisso, a cultura faz com que a gente seja revolucionário, não revolucionário de arma, revolucionário de comportamento”, disse o presidente.
Entre os presentes estavam o ator Wagner Moura, a atriz Alice Carvalho e o diretor Kleber Mendonça Filho. Ministros e parlamentares também participaram.
Wagner Moura, que venceu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2025, pela atuação no filme, disse que é “bonito pensar que hoje a gente vive num país que tem Ministério da Cultura, outra vez”.
O thriller político foi um dos destaques da 77ª edição do festival francês. Ambientado nos anos 1970, “O Agente Secreto” conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que volta para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.
A narrativa explora temas como repressão política, vigilância estatal, memória, trauma, identidade, o papel da tecnologia no autoritarismo, a manipulação da verdade e a resistência.
O filme traça um retrato crítico e sensível da sociedade brasileira durante uma de suas fases mais difíceis, misturando suspense, drama e elementos de thriller.
Fonte das informações: CNNBRASIL
12 visualizações, 1 hoje
12 visualizações, 1 hoje