fbpx

Eleição no Corinthians: veja as principais propostas dos candidatos


O Corinthians elege, neste sábado (25), o novo presidente que comandará o Timão pelos próximos três anos. André Luiz Oliveira e Augusto Melo disputam o cargo atualmente ocupado por Duílio Monteiro Alves.

A nova gestão começa em 4 de janeiro de 2024 e vai até o fim de 2026. André Luiz, conhecido como “André Negão”, é o candidato da situação e conselheiro do clube. Ele faz parte do grupo Renovação & Transparência, que está à frente do Corinthians desde 2007, quando Andrés Sánchez assumiu o cargo após renúncia de Alberto Dualib.

Desde então, também passaram pela cadeira Mário Gobbi, Roberto de Andrade, Andrés Sánchez (novamente) e Duilio Monteiro Alves. Do outro lado está Augusto Melo como candidato da oposição.

Vale lembrar ainda que, além da votação para o cargo máximo, também haverá escolha de 200 membros do Conselho Deliberativo. Todos eles também serão eleitos para o triênio 2024-26.

A eleição começa às 9h deste sábado e se estende até as 17h (de Brasília). A apuração dos votos deve ser rápida. e o vencedor tende a ser conhecido ainda na noite deste sábado. O pleito será realizado no Ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge, em São Paulo.

Principais propostas

Ambos os candidatos tratam com reformulações tanto no futebol masculino como no feminino, além de assuntos ligados às categorias de base, à venda de jogadores e às possíveis renovações de contratos.

Renovações no atual elenco

Ao final da temporada 2023, encerram-se os contratos dos seguintes jogadores: Fábio Santos, Gil, Renato Augusto, Paulinho, Giuliano, Cantillo, Maycon, Gustavo Silva, Bruno Méndez e Ruan Oliveira.

Para “André Negão”, a responsabilidade de determinar os contratos a serem renovados não se resume ao presidente, mas sim ao treinador da equipe. O candidato de situação ainda reafirmou a necessidade de trabalhar com um elenco rejuvenescido no futebol atual.

André considerou que se trata de um tema delicado e que a melhor situação para o clube será feita a partir do momento que se iniciar o planejamento com a comissão técnica para 2024.

Augusto Melo, representante da oposição, indicou que renovaria apenas com um jogador entre os dez com contrato se encerrando em 2023. A ideia seria propor um vínculo de produtividade ao meia Renato Augusto, que, segundo o candidato, não consegue manter o alto nível em um grande volume de jogos.

Melo também bateu na tecla de necessidade de reformular o plantel para readquirir características históricas do Corinthians. Para isso, relembrou os times das décadas de 1980 e 1990, os quais considerou terem a identidade do clube.

Categorias de base

“André Negão” colocou como principal pauta a conclusão do alojamento do CT da base corintiana. O candidato também bateu na tecla de implementar melhorias no departamento de captação da base do clube.

Ele ainda afirmou que o setor será destinado a executivos de futebol, sem interferência de conselheiros nas decisões.Augusto Melo destaca a participação que teve como assessor das categorias de base, entre 2015 e 2017.

O candidato, além de também primar pela conclusão do alojamento de atletas, afirmou que, em seu mandato, todos os garotos terão 100% dos direitos econômicos ligados ao Corinthians.

Outro ponto considerado fundamental para Augusto Melo é a integração entre a base e o futebol profissional. Para isso, a principal proposta é de derrubar o muro que divide os CTs dos departamentos e implementar reuniões periódicas entre as duas diretorias.

Futebol feminino

Desde que retomou as atividades em 2016, o Corinthians se consolidou como uma verdadeira potência do futebol feminino no Brasil. Com três títulos da Libertadores e cinco do Brasileirão, a modalidade se tornou uma espécie de “xodó” ao torcedor alvinegro.

Para “André Negão”, o futebol feminino do Corinthians está seguindo o que considera ser o “caminho certo”. O candidato ainda se mostrou orgulhoso pela ida do técnico Arthur Elias à Seleção Brasileira, o que considera fruto do bom trabalho realizado no clube.

Ainda, André fez questão de destacar que deseja a permanência da diretora Cris Gambaré no posto para o próximo triênio. A profissional, que faz parte de seu grupo político, foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento da modalidade no clube.

Augusto Melo, representante da oposição no pleito de 25 de novembro, reconheceu o bom trabalho feito pelo departamento de futebol feminino. Ainda assim, após enxerga margem para melhorias no setor caso seja eleito.

O opositor, em 2023, esteve na Europa, onde conheceu as estruturas do Paris Saint Germain, da França, e do Barcelona, da Espanha, para o futebol feminino. Segundo ele, o foco será no investimento em estrutura e em profissionais capacitados para alavancar ainda mais o departamento.

Venda de jovens jogadores

Nos últimos meses, sob a gestão Duilio Monteiro Alves, o Corinthians negociou uma série de jovens com o futebol europeu: Robert Renan, Gustavo Mantuan, Murillo, Adson e Pedro, por exemplo.

Os valores obtidos renderam grandes divergências quanto às concepções do negócio.Na visão de “André Negão”, o tema é de uma complexidade grande. As vendas não se limitam somente à vontade do clube, como também no interesse dos atletas em seguir para o exterior.

Segundo o próprio, a conduta recente do Corinthians em negociações de jogadores não foge ao que é adotado pelas outras equipes. O candidato avaliou as transferências como algo normal no futebol, sobretudo na realidade atual do clube paulista.

Candidato de oposição, Augusto Melo tem um pensamento bastante diferente sobre o tema. Ele afirmou que, caso eleito, trabalharia para segurar os jogadores no clube em um primeiro momento, para posteriormente tentar negociá-los por uma quantia maior.

Ademais, o candidato ainda afirmou que nenhuma das vendas recentes do Corinthians ocorreu sob uma proposta irrecusável. Augusto Melo afirma ainda que boas negociações dos jovens poderiam reduzir substancialmente a dívida do clube.Confira na íntegra as entrevistas.


Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Fonte das informações: CNNBRASIL

Não há Tags

69 visualizações, 1 hoje

  

69 visualizações, 1 hoje