fbpx

entenda o que é e as vantagens


Autenticidade: uma palavra que você provavelmente já ouviu muitas vezes, mas o que isso realmente significa quando se trata das marcas que você conhece e ama?

Bem, é sobre isso que queremos falar hoje.

Porque, vamos ser sinceros, no meio de um mar de anúncios, posts patrocinados e slogans pegajosos, encontrar uma marca que seja verdadeiramente genuína é algo especial.

De acordo com a pesquisa Sprout Social Index™, 21% dos consumidores seguem uma marca nas redes sociais quando ela está alinhada com os seus valores. E uma das maneiras mais poderosas de uma marca transmitir essa autenticidade tão exigida na internet é com o founder-led marketing.

Ainda não conhece esse conceito? Vamos analisar exemplos de sucesso, discutir as vantagens e desafios, e mostrar por que cada vez mais empresas estão optando pelo founder-led marketing para colocar seus fundadores na linha de frente do marketing.

O que é founder-led marketing?

Founder-Led Marketing (FLM) é quando o próprio fundador de uma empresa lidera as estratégias de marketing e se torna um dos rostos da marca. A expressão “founder led marketing” pode ser traduzida literalmente como “marketing liderado pelo fundador”.

Em vez de deixar tudo na mão do departamento de marketing, o fundador coloca a cara a tapa e passa a estar diretamente envolvido em promover a empresa, usando sua própria história e personalidade para atrair clientes e criar uma conexão genuína.

“Quanto mais uma empresa trabalhar para se humanizar, mais benefícios a longo prazo provavelmente obterá em termos de vendas de produtos, recrutamento, retenção, localização de parceiros, conquista de reconhecimento e muito mais.” Forbes

É importante ressaltar que o founder-led marketing não deve ser confundido com founder-lead sales.

Enquanto o primeiro se refere à liderança do fundador na construção da marca e nas estratégias de marketing, o segundo se refere à situação em que o fundador atua diretamente como representante de vendas da empresa.

A importância do envolvimento do fundador no marketing

Está se tornando mais popular que grandes marcas tenham um rosto associado a elas, seja um executivo de alto escalão, seja o próprio fundador.

Existem vários motivos pelos quais isso é vantajoso e algo que você deve considerar.

Os consumidores se conectam mais a uma personalidade do que com uma marca sem rosto

Um fundador ou líder carismático é capaz de humanizar a marca.

Isso acontece porque é muito mais fácil se identificar e confiar em alguém que parece real, com quem podemos nos relacionar, do que em um logotipo impessoal.

Uma pessoa pode compartilhar histórias pessoais, mostrar vulnerabilidades e falar sobre os valores que guiam a empresa de uma forma autêntica.

Essa autenticidade ressoa profundamente com as pessoas, que cada vez mais valorizam transparência e verdade em um mundo cheio de propaganda e mensagens fabricadas.

Segundo pesquisa da Stackla, 88% dos consumidores afirmam que a autenticidade é um fator crucial na hora de decidir quais marcas apoiar.

“Se as pessoas acreditarem que compartilham valores com uma empresa, permanecerão leais à marca.” Howard Schultz, fundador da Starbucks

A presença de um fundador conhecido cria autoridade na marca

A experiência e visão do fundador são como a voz definitiva da empresa.

Não é só uma questão de dizer que os produtos ou serviços são bons. É preciso mostrar que a marca é líder no que faz.

Aqui no Brasil, a gente tem o Rafael Kiso como exemplo. Ele é o cérebro por trás da mLabs, uma das principais plataformas de gestão de mídias sociais.

O Rafael Kiso está sempre presente em podcasts e se mantém ativo nas redes sociais ativas para compartilhar sua experiência e insights sobre o mercado digital.

A visão e o conhecimento dele não só fizeram a mLabs crescer, mas também fortaleceram a autoridade da empresa como líder em gestão de redes sociais.

Fonte: Kiso Insights

Um rosto conhecido na empresa pode ajudar a gerenciar crises

A confiança e o respeito acumulados ao longo do tempo pelo líder são transferidos para a empresa que ele representa. E ter um rosto conhecido pode ser especialmente importante quando uma crise ameaça a integridade da marca.

Em momentos difíceis, o fundador que é uma figura reconhecida pode assumir a tarefa de falar diretamente ao público, explicando situações complicadas, mostrando que a empresa está sendo transparente e está trabalhando para resolver qualquer problema.

O Zuckerberg, por exemplo, frequentemente assume a responsabilidade por questões relacionadas à privacidade na Meta, o que ajuda a manter a confiança dos usuários.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Benefícios do founder-led marketing para a construção da marca

Vamos falar sobre como o founder-led marketing pode ser um verdadeiro “game changar” na construção da sua marca. Aqui estão alguns dos principais benefícios.

Conexão emocional mais forte

Founder-led marketing traz uma transparência que é difícil de alcançar com métodos convencionais. Vamos comparar:

Founder-led marketing

  • o fundador mostra os bastidores, desafios e vitórias da empresa para criar uma imagem autêntica;
  • saber que o fundador está diretamente envolvido gera confiança nos clientes;
  • as decisões e mudanças são comunicadas pelo próprio fundador.

Marketing convencional

  • as campanhas são construídas para mostrar uma imagem perfeita;
  • os clientes podem sentir que há uma agenda oculta ou que não estão vendo o quadro completo;
  • muitas vezes, as comunicações são vagas e não mostram a verdadeira situação da empresa.

Diferenciação no mercado

Mensagens genéricas não se destacam no mercado saturado de hoje, e isso pode levar a uma falta de diferenciação percebida pelos consumidores.

Confira os diferenciais do founder-led marketing:

Founder-led marketing

  • o fundador se torna o rosto da marca;
  • a jornada do fundador se torna parte da narrativa da marca;
  • a interação direta do fundador gera um engajamento mais autêntico.

Marketing convencional

  • muitas campanhas acabam parecendo iguais, usando as mesmas táticas e slogans;
  • a marca pode se perder no meio de tantas outras com estratégias semelhantes;
  • as táticas de engajamento podem parecer forçadas e não criar uma ligação verdadeira com os clientes.

Melhores práticas para implementar founder-led marketing

É interessante ver como os CEOs e fundadores estão mais presentes nas estratégias de marketing das suas marcas. Pensando nisso, conseguimos observar algumas práticas legais que eles têm usado.

São posturas que qualquer empresa, seja pequena ou grande, pode aplicar para se aproximar mais dos clientes.

Não tenha medo de tentar

Sabe aquele medo de arriscar e tentar algo novo? Esqueça isso! Founder-led marketing é sobre colocar a cara a tapa e testar novas ideias.

“Como empreendedor, você precisa sentir que pode pular de um avião porque tem certeza de que pegará um pássaro voando. É um ato de estupidez, e a maioria dos empreendedores se espatifam porque o pássaro não aparece, mas algumas vezes isso acontece.” CEO e co-fundador da Netflix, Reed Hastings

Mas calma lá, não é para sair fazendo qualquer coisa sem pensar. É importante ser estratégico e focar nas táticas que vão ter maior impacto.

Portanto, experimente novas abordagens e veja o que funciona para sua marca. Use dados e insights do setor para orientar suas decisões.

Mantenha o alinhamento com a voz e a mensagem da sua marca desde o início

Como o capitão do seu próprio navio no mundo do marketing, é importante manter o curso certo desde o começo.

Isso significa manter a cultura e a mensagem únicas da sua marca, do jeito que você quer que elas sejam vistas pelo mundo.

A Patagonia, empresa conhecida por sua abordagem ousada no marketing, frequentemente usa seu CEO, Yvon Chouinard, como porta-voz e defensor de suas práticas.

Um exemplo é a campanha “A Terra é agora nossa única parte interessada”:

Fonte: Patagonia

Ele não tem medo de falar sobre os desafios que a empresa enfrenta ou de defender suas crenças a favor da sustentabilidade, o que cria uma conexão genuína com os clientes.

Busque orientação com especialistas

Se a coisa começar a ficar complicada e você se sentir perdido, não tenha vergonha de pedir ajuda. Afinal, você não precisa ser especialista em tudo.

Trabalhar com uma empresa especializada em marketing, por exemplo, vai fornecer o apoio e a expertise de que você precisa para elaborar suas campanhas e criar seus conteúdos. 

Uma empresa especialista vai ajudar a pensar na estratégia global, nos formatos de conteúdos (estático e/ou interativo), nos canais de divulgação e nas maneiras mais eficientes de aproveitar toda a expertise do fundador em cada ação da marca.   

Lembre-se: pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de inteligência.

Se você está procurando o talento certo para dar vida à sua estratégia de conteúdos focados nos fundadores, que tal experimentar o WriterAccess? Por lá, você encontra o profissional ideal para turbinar sua estratégia de marketing em blogs, rede social, e-mail e muito mais.

Conclusão

Vimos como líderes como o Rafael Kiso, da mLabs, e Reed Hastings, da Netflix, usaram suas vozes e visões para criar marcas incríveis.

E a grande sacada do founder-led marketing é que qualquer empresa pode aplicar esses princípios, seja grande, seja pequena.

Mas, claro, às vezes é bom ter um reforço, não é? Contar com uma empresa especializada pode fazer toda a diferença.

Por isso, entre em contato com a Rock Content e veja como nossos especialistas podem ajudar a sua estratégia de founder-led marketing!  



Source link

Não há Tags

20 visualizações, 1 hoje

  

20 visualizações, 1 hoje