fbpx

Oscar 2024: conheça os filmes indicados ao prêmio principal


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, nesta terça-feira (23) a lista de longas indicados ao Oscar de 2024.

“Oppenheimer”, de Christopher Nolan, lidera a lista dos filmes mais indicados, com presença em 13 categorias. “Pobres Criaturas”, com 11, e “Assassinos da Lua das Flores”, com 10, fecham o pódio.

Além desses três, outros sete longas foram indicados ao prêmio de Melhor Filme, que será entrega na cerimônia que acontece no dia 10 de março.

Veja abaixo a lista completa dos 10 filmes indicados ao principal prêmio do Oscar:

“American Fiction”

Dirigido por Cord Jefferson, de “Master of None”, “Watchmen” e “The Good Place”, “American Fiction” conta a história do escritor Thelonius “Monk” Ellison (Jeffrey Wright, de “Batman”) e sua tentativa de manter seus livros relevantes e interessantes para as novas gerações.

O elenco conta com nomes como Issa Rae, Tracee Ellis Ross, John Ortiz e Erika Alexander.

“Anatomia de Uma Queda”

“Anatomia de Uma Queda” é uma produção francesa que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2023. O filme, dirigido por Justine Triet, é um drama policial que tenta resolver o mistério da morte de um homem cujo corpo foi encontrado do lado de fora do chalé onde ele morava com sua esposa e seu filho.

“Barbie”

A maior bilheteria de 2023 também está indicada ao prêmio de Melhor Filme. “Barbie” conta a história da boneca de plástico, é dirigida por Greta Gerwig e produzido por LuckyChap Entertainment, de Margot Robbie, que também protagoniza o filme.

Ryan Gosling dá vida ao Ken e divide tela com nomes como America Ferrera, Will Ferrell, Emma Mackey e Issa Rae.

“Os Rejeitados”

Também tem comédia na lista. “Os Rejeitados” acompanha a desventura de um professor mal-humorado de uma prestigiada escola americana, forçado a permanecer no campus para cuidar do grupo de alunos que não tem para onde ir durante as férias de Natal.

Ele acaba criando um vínculo improvável com um deles e com a cozinheira-chefe da escola, que acaba de perder um filho no Vietnã.

A trama é protagonizada por Paul Giamatti, Dominic Sessa e Da’Vine Joy Randolph. A direção é de Alexander Payne, conhecido por seus trabalhos em “Sideways – Entre Umas e Outras”, “Pequena Grande Vida” e “Os Descendentes”.

“Assassinos da Lua das Flores”

O novo filme de Martin Scorsese, “Assassinos da Lua das Flores” é baseado no livro de mesmo nome de David Grann e conta como o povo Osage, do estado norte-americano do Oklahoma, foi morto por causa do controle dos direitos petrolíferos que os estavam tornando ricos.

O longa também explora o casamento entre um homem branco, interpretado por Leonardo DiCaprio, e sua esposa Osage, interpretada por Lily Gladstone. O personagem de DiCaprio, pressionado por seu tio (Robert De Niro), participa do esquema de assassinatos — mesmo que ele ame sua esposa e filhos.

“Maestro”

A nova produção de Bradley Cooper também está na lista. “Maestro” é uma cinebiografia de Leonard Bernstein e narra o relacionamento do maestro e compositor norte-americano com a atriz costarriquenha Felicia Montealegre em meio a sua ascensão profissional.

O longa faz um compilado de momentos da história do compositor norte-americano Leonard Bernstein, desde o início até o fim de sua vida.

Além de Cooper e Mulligan, Matt Bomer, Maya Hawke e Sarah Silverman compõem o elenco de “Maestro”. Nomes Steven Spielbeg e Martin Scorsese estão nos créditos do filme como produtores executivos.

“Oppenheimer”

O filme “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, conta a história do físico J. Robert Oppenheimer enquanto trabalha com uma equipe de cientistas durante no Projeto Manhattan, responsável pela criação da bomba atômica.

Estrelado por Cilian Murphy, o elenco conta com Emily Blunt, Matt Damon e Robert Downey Jr.

Por ter estreado no mesmo dia que “Barbie”, o longa provocou uma disputa que ficou conhecida por “Barbenheimer”.

“Vidas Passadas”

“Pobres Criaturas”

Um dos principais filmes da temporada, “Pobres Criaturas” é do cineasta grego Yorgos Lanthimos, conhecido por seus trabalhos em “O Lagosta” (2015), “O Sacríficio do Cervo Sagrado” (2017) e “A Favorita” (2018).

Na trama, uma mulher é reanimada após suicídio por um médico louco que substitui seu cérebro pelo de seu bebê ainda não nascido.

Infantil, mas com corpo de adulto, Bella Baxter, torna-se cada vez mais independente e entusiasmada com suas experiências sexuais enquanto empreende uma viagem de autodescoberta através de uma versão da Europa do século 19.

A produção é protagonizada por Emma Stone e os veteranos Mark Ruffalo e Willem Dafoe.

Zona de Interesse

Eleito o terceiro melhor filme de 2023 pela revista Time, “Zona de Interesse” conquistou também a Academia.

Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, o filme acompanha o comandante-chefe de Auschwitz e sua esposa, enquanto o casal tenta construir uma vida ao lado de um campo de concentração.

O longa tem direção de Jonathan Glazer, e conta com Sandra Hüller, que também está em “Anatomia de Uma Queda”, no elenco.

Fonte das informações: CNNBRASIL

Não há Tags

49 visualizações, 1 hoje

  

49 visualizações, 1 hoje