fbpx

6 exemplos de como utilizar a inteligência artificial no atendimento ao cliente B2B


Em um mercado tão competitivo, é fundamental encontrar maneiras de otimizar os processos dentro da sua companhia, certo? E a transformação digital deve ser uma aliada relevante para o seu negócio, como na aplicação da Inteligência Artificial no atendimento ao cliente B2B.

Por mais que esse tipo de consumidor seja mais exigente e queira um suporte mais personalizado, a tecnologia já possibilita que isso aconteça. Mais do que isso, a IA pode ser utilizada para uma série de outras tarefas no dia a dia que vão tornar toda a sua equipe mais produtiva.

O que acha, então, de se aprofundar no tema? Continue a leitura para entender como a Inteligência Artificial pode ser utilizada no atendimento ao cliente B2B!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Qual é a importância da Inteligência Artificial no contexto do atendimento ao cliente?

Mas você pode estar se perguntando: “afinal, por que é válido utilizar a Inteligência Artificial no atendimento ao cliente B2B?”. Alguns avanços com IA são muito significativos para serem ignorados, como esses aqui abaixo.

Personalização x generalização

Tradicionalmente, o atendimento ao cliente tendia a ser mais genérico. Os representantes seguiam scripts padrão, com pouca capacidade de personalização, resultando em uma experiência muitas vezes impessoal e pouco eficaz.

A IA permite um atendimento altamente personalizado. Utilizando análise de dados e aprendizado de máquina, as soluções de IA são capazes de entender as preferências e históricos dos clientes, oferecendo respostas e soluções personalizadas que aumentam a satisfação e a eficiência.

Resposta imediata x tempo de espera

Os métodos convencionais frequentemente enfrentam longos tempos de espera, principalmente devido à limitação de recursos humanos, o que pode levar à frustração dos clientes.

A IA oferece respostas imediatas. Chatbots e assistentes virtuais estão disponíveis 24/7, proporcionando respostas rápidas a consultas comuns, reduzindo significativamente o tempo de espera.

Consistência e precisão x variabilidade

O atendimento ao cliente humano pode ser inconsistente devido a fatores como experiência, humor e cansaço, afetando a qualidade do serviço.

A IA assegura uma consistência elevada. Os sistemas baseados em IA fornecem respostas precisas e consistentes, independentemente de fatores externos, garantindo uma qualidade de serviço uniforme.

Capacidade analítica avançada x análise limitada

A análise de dados em métodos tradicionais é limitada, muitas vezes dependendo de interpretações manuais e subjetivas.

As soluções de IA possuem capacidades analíticas avançadas. Elas podem processar grandes volumes de dados para extrair insights valiosos sobre padrões de comportamento do cliente, ajudando na melhoria contínua do serviço.

Como aplicar a Inteligência Artificial no atendimento ao cliente B2B?

Agora que você já entendeu quais são os ganhos ao apostar na IA, como essa tecnologia pode ser aplicada no dia a dia do seu time de atendimento? Confira alguns caminhos!

1. Automatização de tarefas repetitivas

O ganho mais relevante de todo esse processo é, sem dúvidas, a possibilidade de utilizar a Inteligência Artificial em tarefas burocráticas e repetitivas. Se você precisa escrever uma FAQ, uma série de e-mails básicos sobre passo a passo de como usar uma solução, tudo isso pode ser otimizado.

A ideia aqui é muito simples: automatizar processos e, assim, liberar tempo e recursos para atividades mais estratégicas. Dessa forma, a sua equipe pode ficar mais focada em, por exemplo, maneiras de aprimorar o contato e a humanização, enquanto a IA trabalha com esses pequenos detalhes no dia a dia.

2. Chatbots inteligentes

Inclusive, a Inteligência Artificial pode ser aplicada em algumas situações de contato com o cliente B2B. A partir do uso de chatbots inteligentes, você ganha em eficiência operacional para oferecer um primeiro atendimento, coletando informações específicas antes de passar o contato para um atendente.

Em resumo, a implementação de chatbots ajuda a sua equipe a fornecer suporte instantâneo, mas sem que as mensagens sejam robotizadas. Com os avanços das soluções em IA, você já tem os recursos necessários para garantir a personalização e a relevância das interações.

Dessa forma, o cliente entra em contato em um final de semana, por exemplo, mas consegue receber algumas instruções iniciais. Em seguida, ele pode ser direcionado para a equipe de plantão, que é menor, mas vai oferecer o suporte necessário após esse atendimento inicial.

3. Análise preditiva para antecipação de necessidades

O uso de Inteligência Artificial no atendimento ao cliente B2B não precisa ser restrito ao contato com quem está do outro lado: a IA pode ser muito útil nesse trabalho — cada vez mais necessário — de utilização de algoritmos de análise preditiva para antecipar as necessidades do cliente.

Imagine que a sua empresa é um SaaS e, ao conectar a ferramenta de atendimento ao algoritmo de IA, se torna possível analisar todos os suportes feitos. Agora, a Inteligência Artificial começa a entender, por exemplo, cenários específicos que eventualmente resultam em uma necessidade de contato.

Sempre que um cliente entra em contato para tirar uma dúvida sobre a funcionalidade X, ele volta a retomar o contato para saber sobre o recurso Y, já que são duas ferramentas conectadas. A IA identifica essa tendência e consegue, assim, indicar para o atendente o melhor momento para uma abordagem.

O profissional já pode aproveitar, então, e enviar um conteúdo completo explicando como utilizar o recurso Y também, já que é um cenário provável. Com essa antecipação das demandas, fica muito mais fácil tornar a equipe de atendimento mais produtiva e eficiente.

4. Personalização da experiência do cliente

Além de ajudar a identificar possíveis comportamentos repetitivos, a IA pode ser útil para entender como o cliente B2B com certas características se comporta, permitindo que o seu time de atendimento ofereça uma experiência mais personalizada.

No segmento B2B, essa é uma demanda muito importante e a IA ajuda a facilitar o trabalho da sua equipe. Analisando todo o histórico de atendimento e quais são os recursos contratados, a Inteligência Artificial pode indicar, por exemplo, quais são os outros serviços e produtos que podem ser vendidos para o cliente.

O atendimento pode se aliar ao Marketing, por exemplo, para ajudar a criar estratégias de vendas mais eficientes, com uma abordagem proativa. Tudo isso vai contribuir para uma redução do ROI das suas ações e, mais importante, para a satisfação dos clientes da sua empresa.

Assim, você garante que a sua empresa tenha uma base de clientes mais fidelizada, com relacionamentos duradouros e confiáveis. Em um cenário de tanta competitividade, esse é, sem dúvidas, um diferencial muito importante para qualquer negócio B2B que quer criar um negócio sustentável.

5. Integração com sistemas CRM

A integração de soluções de IA com CRM traz uma série de vantagens significativas. Primeiramente, a IA potencializa a personalização da experiência do cliente, permitindo que as empresas ofereçam serviços e produtos mais alinhados às necessidades e preferências individuais.

Como falamos anteriormente, esse nível de personalização aumenta a satisfação e fidelidade do cliente, contribuindo para o crescimento dos negócios. Além disso, a IA no CRM melhora a eficiência operacional. Através da automação de tarefas rotineiras e do fornecimento de insights baseados em dados.

A IA também aprimora a análise de dados no CRM. Com a capacidade de processar e interpretar grandes volumes de dados, a IA oferece insights profundos sobre o comportamento e as preferências dos clientes.

6. Segurança e privacidade

Ao implementar soluções de IA, é crucial se atentar às questões de segurança e privacidade, as quais são fundamentais para o sucesso e aceitação dessas tecnologias.

Antes de mais nada, é essencial garantir a proteção dos dados utilizados pela IA. Isso envolve assegurar a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações, prevenindo acessos não autorizados e vazamentos de dados sensíveis.

A conformidade com regulamentos de privacidade, como a LGPD no Brasil, é outro aspecto relevante. Este regulamento exige que as empresas sejam transparentes sobre como coletam, usam e armazenam dados, além de garantir aos usuários o direito de acessar e controlar suas informações pessoais.

Além disso, é necessário considerar a segurança do próprio software de IA. Isso inclui proteger os algoritmos e modelos de IA contra manipulações ou ataques que possam levar a resultados tendenciosos ou prejudiciais.

Quer mais um exemplo de como a Inteligência Artificial pode ser aplicada ao seu negócio para otimizar a produtividade do seu time? Além do atendimento, o time de Marketing também pode se beneficiar dessa tecnologia no dia a dia de trabalho!

Com a WriterAccess, você tem acesso a features que constroem conteúdos com ajuda de IA se baseando no negócio e no site da sua empresa, além de ferramentas otimizadas de IA para SEO e construção de artigos e briefings produzidos por redatores que se encaixam no perfil do seu negócio!



Source link

Não há Tags

54 visualizações, 1 hoje

  

54 visualizações, 1 hoje