fbpx

Base e Optimism revelam governança compartilhada e estrutura de partilha de receita



Os desenvolvedores por trás das redes Base e Optimism anunciaram conjuntamente um acordo de compartilhamento de receitas e governança. A Coinbase, empresa controladora da Base, também publicou uma lista de “princípios de neutralidade” que seguirá para evitar que a Base se torne centralizada. Este anúncio foi feito através de três postagens separadas em blogs em 24 de agosto: uma do coletivo conjuntamente controlado Optimism Collective, outra da Base e outra da Coinbase.

De acordo com a postagem do Optimism Collective, os contratos inteligentes da Base só podem ser atualizados por meio de uma conta de carteira multiassinatura de dois-de-dois. Uma assinatura é controlada pela Base e a outra pela equipe da rede Optimism (chamada de “Fundação Optimism”). Isso significa que a Base não pode ser atualizada sem o consentimento da equipe da Optimism. À medida que mais cadeias optam por usar a OP stack e se tornam parte da “Superchain”, a governança será transferida para um “conselho de segurança” com representantes de todas as cadeias que compõem esse ecossistema.

Este mês marcou uma estreia importante para Ethereum: uma empresa norte-americana de capital aberto incubou e lançou uma cadeia OP alimentada pelo otimismo.

Mas @BuildOnBase representa muito mais do que apenas validação tecnológica do OP Stack. https://t.co/E1Pow0LIlk

– Otimismo (✨_✨) (@optimismFND) 24 de agosto de 2023

A Base também pagará 2,5% de sua receita ou 15% de seus lucros ao Optimism Collective, o que for maior. Em troca, receberá “aproximadamente 118 milhões de tokens OP”, permitindo-lhe ter voz na governança do protocolo da Optimism. Essa quantidade será limitada a 9% do fornecimento total votável para manter o equilíbrio, afirmou o anúncio.

A postagem da Base foi emitida sob o nome de seu principal criador, Jesse Pollak. Ele prometeu que a Base se tornará mais descentralizada com o tempo, passando do que o co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, chamou de “estágio 0” para o “estágio 2” da descentralização de uma camada 2. A equipe da Base trabalhará para melhorar a escalabilidade dos dois clientes da Optimism, op-geth e op-node, e criar um novo cliente chamado “op-reth” para diversificar os tipos de clientes utilizados.

A equipe também continuará a desenvolver o Pessimism, uma ferramenta de monitoramento de rede em tempo real que tenta detectar ameaças de segurança cibernética precocemente.

Além disso, Pollak confirmou que a Base compartilhará a receita com o Optimism Collective e eventualmente entregará chaves de atualização a um conselho de segurança da Optimism.

A postagem da Coinbase foi publicada sob o nome do líder de engenharia da empresa, Will Robinson. Ele focou especificamente no conceito de “neutralidade”.

Robinson prometeu que a Coinbase permanecerá um participante neutro na rede Base. A exchange não “custodiará nem controlará a criptomoeda que os usuários trazem para a rede Base”, nem alterará a ordem das transações em seu próprio benefício ou “usará indevidamente qualquer informação não pública obtida da Base”.

Robinson afirmou que a equipe de marketing da Coinbase e outras áreas da empresa usarão apenas dados publicamente disponíveis de exploradores de blocos e outras ferramentas em seus esforços para vender os produtos da Coinbase, não obtendo nenhuma vantagem interna ao executar o sequenciador da Base. Retiradas da Base também serão processadas sem censura, respeitando o que Robinson chama de “liberdade para sair”.

Alguns críticos da rede Base sugeriram que sua natureza atualmente centralizada pode levar a uma fiscalização regulatória da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). Por exemplo, o advogado Gabriel Shapiro afirmou que a Base “pode representar um perigoso dano colateral” para a indústria.

O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, também causou polêmica em 7 de março ao sugerir que os “atores centralizados” na Base devem implementar a verificação de identidade. Apesar dessas críticas, muitos investidores em Ethereum têm expressado a esperança de que a Base e a Superchain da Optimism ajudarão a trazer novos usuários para o ecossistema Ethereum.

VEJA MAIS:



Fonte das informações: Cointelegraph

Não há Tags

68 visualizações, 1 hoje

  

68 visualizações, 1 hoje