fbpx

Como criar vídeos imersivos com realidade aumentada para atrair e envolver seu público


Talvez não seja novidade que o vídeo é o tipo de conteúdo mais consumido atualmente, mas certamente as inovações nesse formato são cada vez mais surpreendentes. Se você não sabe como criar vídeos imersivos com realidade aumentada (AR), está tudo bem, a gente vai contar direitinho sobre este assunto.

Neste artigo, explicamos como a realidade aumentada é a chave para atrair e envolver seu público. Além disso, você confere as principais ferramentas para criar vídeos com realidade aumentada e ainda confere algumas dicas na hora de produzir seus conteúdos imersivos, garantindo uma boa experiência do usuário.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Como a Realidade Aumentada pode aproximar sua marca dos consumidores?

Quando imaginamos a realidade aumentada, talvez algumas experiências como um mergulho nas profundezas do oceano ou viagem ao espaço logo venham à mente. Acontece que esta é uma forma de criar interações com os consumidores e não estamos falando apenas de experiências.

Confira alguns exemplos práticos em que a realidade aumentada aproxima a marca do consumidor:

  • uma ótica que simula o uso da armação de um óculos;
  • uma loja de decoração que leva seu público em um tour pelos lançamentos do catálogo aplicados em ambientes pensados para as peças expostas;
  • uma loja de tatuagem que mostra como a tatuagem ficaria no cliente com a realidade aumentada;
  • uma loja de móveis que aponta como ficaria a peça no local em que o cliente deseja colocar.

A verdade é que a popularização das vendas online tirou algo muito importante do cliente: a visualização do produto aplicado. Com a realidade aumentada, é como se sua marca pudesse apresentar as soluções na palma da mão do usuário, onde quer que ele esteja.

Engaje o público através da Realidade Aumentada

Uma das portas pela qual a realidade aumentada se transforma em uma ferramenta para atrair novos clientes e engajar o público atual é a disponibilização de filtros. Assim, seu cliente se diverte criando conteúdos que ajudam a divulgar sua loja.

Claro que é fundamental ter atenção para o perfil do seu público e quais são os assuntos de interesse no momento. Imagine que você decide desenvolver filtros de realidade aumentada no Instagram ou mesmo criar vídeos com realidade aumentada: é fundamental ter em mente quem são essas pessoas e quais abordagens são mais atrativas para ele.

Caso você ainda não tenha um documento bem definido sobre o perfil do seu público, é importante construir a persona do negócio antes de desenvolver vídeos imersivos com realidade aumentada.

 Separamos alguns conteúdos que talvez possam te interessar:

Quais ferramentas são usadas para criar vídeos imersivos com realidade aumentada?

Se você trabalha com marketing digital e pretende desenvolver seus próprios vídeos imersivos com realidade aumentada, então é importante conhecer algumas ferramentas que permitem fazer este trabalho.

Com a popularização da Inteligência Artificial na área da criação de conteúdo, o processo ficou mais fácil e às vezes até mesmo automático. Vale destacar que, mesmo que intuitivas, a maioria das ferramentas tem uma curva de aprendizagem alta. Alguns dos softwares e aplicativos exigem conhecimentos prévios em programação.

Sendo assim, para quem não é profissional de marketing e não pretende seguir o caminho de desenvolver vários projetos em realidade aumentada, talvez seja legal avaliar a possibilidade de parceria com alguém que já desenvolve projetos de AR.

Confira algumas ferramentas para fazer projetos em AR:

  • Augment — com solução para realidade aumentada e também desenvolvimento de projetos 3d, a Augment possui um app que permite a criação de projetos em realidade aumentada tanto para campanhas de marketing quanto vendas, treinamentos de equipe e outras finalidades;
  •  Amazon Sumerian — produto da Amazon, o programa permite a criação de projetos tanto para realidade aumentada quanto realidade virtual ou tours virtuais.
  • ARCore — como não deveria faltar na lista, esta é a solução do Google para o desenvolvimento de apps em realidade aumentada.

Qual a importância da Experiência do Usuário (UX) ao criar vídeos com realidade aumentada?

A experiência do usuário (User Experience ou UX) é um ponto fundamental no desenvolvimento de qualquer projeto de marketing. Afinal, esta é a área que garante o sucesso na interação do seu público com os conteúdos da sua empresa.

Importância da UX na criação de vídeos imersivos

Um vídeo imersivo é o tipo de produção audiovisual que promove a sensação do espectador de estar dentro do vídeo. No caso de materiais vinculados a uma marca, é importante que a experiência gerada seja positiva.

Por isso, suas produções devem levar em conta o comportamento do público, nível de conhecimento que eles têm com esse tipo de ambiente e também preferências.

Dicas para garantir uma experiência fluida e intuitiva para o espectador

Se você quer criar vídeos com realidade aumentada, oferecendo uma excelente experiência do usuário, então pode seguir alguns passos como saber qual é o objetivo do vídeo imersivo que você está produzindo.

Afinal, uma imobiliária pode criar um tour virtual de um imóvel (foco nas vendas) ou fazer uma campanha que permite ao usuário mobiliar ambientes para ver como ficariam (foco no engajamento com o público).

Outro ponto importante é focar na solução que sua empresa oferece, mesmo que o tema principal não seja este, estude a melhor forma para que o vínculo com a marca seja natural e forte.

Gostou de ver como criar vídeos imersivos com realidade aumentada é uma estratégia inovadora para atrair e engajar seu público? Como você deve ter percebido, apesar dessa estratégia ser tão interessante, contar com a ajuda de um profissional pode ser o caminho para potencializar seus resultados.

Conheça a plataforma WriterAccess e veja como é possível contratar os melhores designers para desenvolver vídeos imersivos com realidade aumentada. Este é um processo rápido, intuitivo e permite que você acesse os melhores profissionais do mercado!



Source link

Não há Tags

67 visualizações, 1 hoje

  

67 visualizações, 1 hoje