fbpx

Como otimizar seu conteúdo e aumentar o alcance


É difícil falar sobre SEO sem mencionar o Google. Mas, nos últimos anos, o TikTok também está ganhando espaço como um mecanismo de pesquisa popular. É um novo cenário que torna as estratégias de SEO para TikTok mais úteis do que nunca.

Projeções indicam que a rede de vídeos curtos e divertidos poderá atingir, até 2027, aproximadamente 2,25 bilhões de usuários

A popularidade do TikTok demonstrou não ser passageira e tem atraído as marcas interessadas em oxigenar suas estratégias de marketing com as tendências em alta na internet e criadores de conteúdos populares entre a Geração Z.

Segundo a pesquisa The State of Marketing 2024, estudo realizado pela HubSpot, Litmus, Rock Content e Search Engine Journal, 44% dos profissionais de marketing entrevistados já estão utilizando o TikTok. E, para 24% deles, a rede gera o maior retorno sobre investimento (ROI) em suas campanhas de marketing.

“Ok, mas como eu me encaixo nisso tudo? Como posso usar o TikTok para impulsionar uma marca?”. Bom, é disso que falaremos neste artigo. Continue para entender a real importância do SEO no TikTok e dicas de como conquistar resultados orgânicos na rede!

Entendendo o algoritmo do TikTok

O algoritmo do TikTok é um sistema inteligente de recomendações que decide quais vídeos aparecem no feed, com base em suas preferências e interações no aplicativo (o que o usuário assiste, curte, compartilha e comenta).

Ou seja, à medida que você continua a interagir no TikTok, o algoritmo continua a aprender e ajustar suas recomendações. Se você começar a gostar de um novo tipo de vídeo, ele levará isso em consideração e ajustará o feed de acordo.

No entanto, para entender como esse sistema de recomendações funciona, é importante saber que existem diferentes tipos de feeds no TikTok.

  • Para Você: vídeos que o algoritmo acredita serem do seu interesse de contas que você não segue;
  • Seguindo: conteúdo dos criadores que você segue. Porém, mesmo que dois usuários sigam os mesmos criadores, seus feeds Seguindo podem ser diferentes;
  • Amigos: conteúdo de seus amigos, seguidores que também o seguem de volta, contas que você segue e outras contas sugeridas. Assim como nos outros feeds, a exibição do conteúdo é personalizada para cada usuário;
  • LIVE: vídeos ao vivo para você descobrir e interagir com os criadores de que você gosta. Você pode selecionar o “LIVE” para assistir a vídeos ao vivo ou encontrar recomendações no feed “Para Você”.

Segundo informações do próprio TikTok, três fatores influenciam o que você vê em cada tipo de feed. Em “Para você”, por exemplo, veja abaixo o que determina a exibição dos vídeos:

  • interações: desde os vídeos que você curte e compartilha até as contas que você segue, o algoritmo leva em conta suas interações para entender suas preferências. Até mesmo os comentários que você publica e o conteúdo que você cria podem moldar o que é recomendado;
  • informações do vídeo: legendas, sons e hashtags são como pistas para o algoritmo. Ele usa essas informações para compreender melhor o conteúdo de cada vídeo e determinar sua relevância para você;
  • configurações de dispositivo e conta: embora menos influentes do que as interações do usuário, suas configurações de dispositivo e conta ainda são consideradas. Opções como preferência de idioma, configuração de país e tipo de dispositivo podem afetar sutilmente as recomendações que você recebe.

Embora tenha um conjunto definido de normas, o algoritmo não é estático. Ele está constantemente evoluindo à medida que novos dados são coletados e novos padrões são identificados. Isso significa que a experiência no aplicativo pode mudar ao longo do tempo.

Pesquisa de palavras-chave para TikTok

Quando alguém procura por algo no TikTok, o algoritmo usa palavras-chave para decidir quais vídeos exibir. Então, se você usar as palavras-chave certas no título, na descrição e nas hashtags de um vídeo, suas chances de ser encontrado por outros usuários aumentam.

O mais legal de tudo é que o próprio TikTok é uma fonte de inspiração para descobrir palavras-chave que estão em alta.

Sempre que você pesquisar um termo no aplicativo, pode visualizar uma infinidade de vídeos populares e até termos relacionados que podem orientar sua estratégia de conteúdo.

Para o nicho de alimentação saudável, por exemplo, pesquisar no TikTok o termo “receitas fitness” pode revelar uma série de vídeos populares relacionados a esse tema e outras palavras-chave relacionadas que os usuários estão buscando. Veja o exemplo abaixo:

Então, em vez de depender apenas de ferramentas externas, como o planejador de palavras-chave do Google ou o Ubersuggest, você pode aproveitar o próprio TikTok para criar conteúdos que realmente alcancem os usuários dentro do aplicativo.

Aqui estão mais algumas dicas de como fazer pesquisa de palavras-chave no Tiktok e usar hashtags para aumentar o alcance dos vídeos:

  • use a barra de pesquisa do TikTok para digitar palavras-chave relacionadas a um determinado nicho de mercado;
  • verifique os vídeos que aparecem nos resultados para ter uma ideia do conteúdo popular em sua área;
  • incorpore hashtags populares e em tendência em seu conteúdo pode aumentar as chances de ser descoberto por mais pessoas;
  • não use apenas as mesmas hashtags em todos os seus vídeos. Varie suas hashtags para alcançar diferentes segmentos de público;

Também vale a pena usar as palavras-chave encontradas no TikTok nas estratégias de Marketing de Conteúdo para outras redes sociais, como no Instagram e Facebook, ou até mesmo no seu blog.

Otimização de perfil e conteúdo

A chave do SEO no TikTok está em tornar seu perfil e seus conteúdos atraentes para que eles alcancem um público amplo dentro e fora da plataforma.

Quando alguém pesquisa por um tema no Google, os vídeos do TikTok podem aparecer nos resultados da pesquisa. Isso ocorre porque o mecanismo de busca indexa o conteúdo do TikTok, assim como faz com outras redes sociais e sites.

Veja o exemplo de um conteúdo do Tiktok que aparece na primeira página de resultados do Google para o termo “brandlover”:

Se você também quer seus conteúdos do Tiktok na primeira página dos resultados de busca do Google, aqui estão mais algumas dicas para otimizar o perfil e os conteúdos com estratégias de SEO:

  • nome de usuário e biografia: escolha um nome de usuário fácil de lembrar e que represente sua marca ou nicho;
  • título otimizado: escreva títulos claros, descritivos e atrativos para seus vídeos. Inclua palavras-chave relevantes que descrevem o conteúdo do vídeo;
  • descrição estratégica: aproveite o espaço da descrição para fornecer informações adicionais sobre o vídeo, adicionar palavras-chave relevantes e colocar links para outras plataformas;
  • uso de hashtags: utilize hashtags relevantes relacionadas ao conteúdo do seu vídeo para aumentar a chance de ele ser descoberto por mais usuários;
  • legendas acessíveis: adicione legendas aos vídeos para torná-los acessíveis a um público mais amplo, incluindo pessoas com deficiência auditiva;
  • biografia com palavras-chave e links: se possível, inclua links para suas outras redes sociais ou site na biografia. Além disso, inclua palavras-chave relevantes que descrevem o conteúdo que você produz.

Os vídeos do TikTok estão aumentando as chances de mais marcas serem descobertas por aqueles que estão navegando na web. Então, aproveite as dicas para expandir o alcance da sua estratégia de conteúdo!

Perguntas frequentes sobre SEO no TikTok

Se ainda restam algumas dúvidas, não se preocupe! Abaixo, respondemos algumas das perguntas mais comuns sobre as estratégias de SEO para TikTok.

Como medir o sucesso do SEO no TikTok?

Vale a pena monitorar várias métricas-chave que indicam o desempenho e a eficácia das suas estratégias de otimização de conteúdo no TikTok. Veja uma lista com sugestões de métricas importantes:

  • visualizações (número total de visualizações nos seus vídeos. Lembrando que ele inclui o número total, então, se uma mesma pessoa assistiu ao contéudo 3 vezes, as 3 vezes serão contabilizadas);
  • engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos e seguidores ganhos);
  • taxa de conclusão (porcentagem de espectadores que assistiram ao vídeo até o final);
  • alcance (número de pessoas únicas que viram seu conteúdo);
  • posicionamento nos resultados de pesquisa (quão alto os vídeos aparecem nos resultados de pesquisa do TikTok para determinadas palavras-chave).

Quais são as melhores práticas para usar hashtags no TikTok?

Algumas das melhores práticas de hashtags no TikTok são:

  • use hashtags relevantes e populares no seu nicho;
  • evite hashtags genéricas e muito amplas;
  • pesquise tendências e hashtags em alta para se manter atualizado;
  • misture hashtags em alta com outras menos populares para alcançar diferentes públicos;
  • use um número razoável de hashtags por postagem, entre 3 e 5 é recomendado.

Como o tempo de visualização afeta o SEO no TikTok?

O algoritmo do TikTok valoriza vídeos que mantêm os espectadores engajados por mais tempo. Quanto mais tempo as pessoas passarem assistindo aos vídeos, maior a chance de eles serem recomendados para outros usuários, o que aumenta sua visibilidade e alcance.

Como fazer SEO no TikTok?

Fazer SEO no TikTok é otimizar seu perfil e os vídeos para aumentar o alcance na rede. Aqui estão técnicas para ajudar nesse processo.

  • perfil: complete todos os campos do perfil com informações relevantes e palavras-chave;
  • vídeos: use títulos descritivos, escreva descrições com palavras-chave e use entre 3 a 5 hashtags;
  • interatividade: incentive a interação com perguntas, desafios e chamadas para ação;
  • análise de dados: use a aba “Análises” para encontrar dados sobre o desempenho de cada vídeo, como visualizações, curtidas, comentários, compartilhamentos e muito mais.

Como aumentar o alcance do TikTok?

Embora não haja uma fórmula pronta para aumentar o alcance dos conteúdos no Tiktok, existem práticas que estão gerando resultados para muitos usuários, como usar palavras-chave, aproveitar tendências populares e fazer parcerias com outros criadores.

Quais são as hashtags mais usadas no TikTok?

Use a Central de Criativos do TikTok para descobrir hashtags em alta e tendências atuais. A plataforma permite segmentar sua pesquisa por hashtags populares e relevantes.

No momento da produção deste material, as hashtags em alta no TikTok Brasil nos últimos 7 dias foram: #domingo (43 milhões de visualizações); #signos (135 milhões); #signo (46 milhões).

Como funciona o marketing no TikTok?

O TikTok valoriza a criatividade e a autenticidade. Os anunciantes podem criar anúncios divertidos que se alinham com a estética da rede. Muitas marcas também optam por colaborar com criadores populares para promover produtos ou serviços.

Além disso, o TikTok oferece várias opções de tráfego pago, incluindo anúncios nativos, anúncios de marca e anúncios de desafio. Os anunciantes podem segmentar seus anúncios com base em interesses, demografia e comportamento do usuário.

Conclusão

Gerentes e estrategistas de redes sociais podem aplicar as técnicas inspiradas no SEO tradicional do Google e, claro, aprender alguns truques novos para garantir que o conteúdo das marcas alcance o máximo de pessoas possível no TikTok.

Agora, é hora de colocar todas as nossas dicas de SEO para TikTok em prática e explorar todo o potencial que a rede tem a oferecer. Sucesso!

E, se quiser aprender outras estratégias de crescimento nas redes sociais, aproveite para conferir o webinar Jam Session da Rock Content com Rafael Kiso e Alessandro Alessio.

¹ https://www.statista.com/forecasts/1142687/tiktok-users-worldwide





Source link

Não há Tags

30 visualizações, 2 hoje

  

30 visualizações, 2 hoje