fbpx

como utilizar para crescer seu negócio?


A realidade aumentada nas redes sociais tem sido uma ferramenta promissora para o crescimento de negócios. A tecnologia consiste em integrar um conteúdo virtual dentro de um cenário real a partir de câmeras e outros sensores.

Um exemplo bastante conhecido é o Pokémon Go, jogo que se tornou referência pelo seu sucesso. Ao sobrepor informações digitais à vista do usuário, a realidade aumentada (RA) proporciona uma experiência enriquecida do mundo real e garante melhores resultados.

Para se ter ideia, um estudo publicado pela Meta apontou que anúncios com RA superam as campanhas em formato usual, com um custo 59% menor para gerar reconhecimento.

Este conteúdo visa explorar aplicações práticas da realidade aumentada no mercado, além dos benefícios potenciais para o crescimento dos negócios. Acompanhe!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Como se deu a evolução da tecnologia de realidade aumentada?

O conceito de realidade aumentada remonta a 1990. Foi o cientista norte-americano Thomas P. Caudell, que trabalhava na área de pesquisa da Airbus, quem primeiro explorou a ideia de “ver através” da realidade virtual.

A ideia foi desenvolvida a partir de uma necessidade: elaborar um manual de montagem de feixes de fios de uma aeronave.

Alguns anos depois, Louis Rosenberg teria criado o primeiro sistema de RA para o treinamento de tiro e pilotagem no Laboratório de Pesquisa da Força Aérea americana.

Como funciona a realidade aumentada?

Alguns componentes básicos são indispensáveis para o funcionamento dessa tecnologia. Como visto, a disponibilidade de câmeras pelo usuário é fundamental.

É por meio dela que os sensores podem fazer a leitura de objetos, determinar a localização e as características do ambiente.

O processamento de dados por meio da computação, desse modo, permite que objetos do ambiente real interajam com objetos do ambiente virtual dentro de um aplicativo.

Inteligência Artificial Generativa também pode auxiliar nesse processo, especialmente no desenvolvimento de tarefas mais complexas. A partir desses elementos, é possível proporcionar a melhor experiência do usuário imersiva.

Como a realidade aumentada está sendo incorporada nas principais redes sociais?

Nas redes sociais, a RA tem proporcionado uma nova experiência entre o cliente e a marca, e se tornado um recurso poderoso para engajar o público.

Um exemplo em destaque é a criação de filtros de RA no Instagram, que podem ser usados por toda a comunidade como uma oportunidade para reforçar o branding e manter os seguidores engajados.

Vídeos e imagens imersivas também têm permitido que clientes testem e interajam com o produto como etapa da jornada de conversão.

Por meio da RA, por exemplo, é possível experimentar roupas, maquiagens e visualizar mobiliários em sua casa antes de fechar o carrinho.

Um caso de sucesso é a reconhecida marca de cosméticos MAC. Essa é apenas uma das empresas que têm aderido ao “provador virtual”, como modo de simular a experiência em um balcão de maquiagem, sem que o usuário precise ser direcionado à loja física.

A ferramenta se popularizou, especialmente durante a pandemia, e permitiu que milhares de pessoas pudessem testar tons e produtos virtualmente para acertar na escolha.

Provador virtual do site MAC cosmetics
Fonte: MAC Cosmetics

Quais os benefícios para negócios?

Entenda a seguir os benefícios que o seu negócio pode perceber a partir do uso da RA!

Impacto na visibilidade da marca

Diante de um oceano de ações publicitárias, fica cada vez mais difícil captar a atenção do público. A inovação nas ações de marketing, portanto, tem sido a chave para aumentar a visibilidade.

Nesse sentido, a realidade aumentada pode ser estratégia acertada para os negócios, proporcionando experiências únicas e memoráveis em vários pontos de contato.

Aproximação do cliente

Outro benefício notável é a aproximação entre a sua marca e o cliente final. A RA, afinal, consegue trazer elementos virtuais para a realidade do usuário.

Isso permite criar conexões mais profundas e, ainda, aumentar a percepção de valor sobre o seu produto. Imagine o seguinte cenário: uma dona de casa precisa substituir sua poltrona, mas não sabe qual estilo de mobiliário combina melhor com a sua sala de estar.

Uma empresa X, percebendo essa dor, disponibilizou um recurso de realidade aumentada para que ela pudesse testar diferentes produtos da loja, visualizando o móvel em sua sala por meio da lente.

Nessa hipótese, o teste virtual não só é capaz de gerar desejo no usuário como também conduz a uma decisão mais acertada. Isso, sem dúvidas, aumenta os níveis de satisfação com a marca.

Diferencial de marca

Quando a marca consegue inovar, rompendo de maneira positiva padrões que cercam os modelos de negócio tradicionais, a tendência é a superação da concorrência.

Como no último exemplo explorado, empresas pioneiras na adoção dessas tecnologias conseguem conquistar clientes fiéis, que percebem o produto ou serviço como único no mercado. Nesse sentido, a marca consegue não só atrair a atenção em ações de publicidade, como fidelizar, no longo prazo, o cliente final.

Experiência com o produto

Como visto, a possibilidade de experimentar e interagir com o produto é um dos recursos mais valiosos para as marcas. A tecnologia funciona como auxiliadora do processo de vendas, garantindo uma visualização completa do produto em todas as suas dimensões.

A RA ainda pode resolver de forma intuitiva dúvidas sobre especificações técnicas, problemas de usabilidade e escolha do produto de acordo com as necessidades específicas do usuário.

Por fim, a interação garante a coleta de feedbacks e dados relevantes sobre o cliente, criando oportunidades para abordagens mais certeiras pela empresa.

Agilidade e eficiência

Por fim, vale mencionar que o recurso também torna mais curto o tempo até a tomada de decisão pelo cliente final. Não é raro que, da descoberta à compra, as empresas invistam em ações distintas de publicidade, tendo em vista a curva de aprendizado necessária.

Recursos de realidade aumentada, por outro lado, podem agilizar e tornar mais eficiente esse processo. A interação real com a sua oferta pode ser aplicada para conduzir potenciais clientes, em diferentes estágios de consciência sobre a dor ou o produto, até a compra.

Quais algumas aplicações práticas para empresas?

Agora que você já conhece os benefícios, deve estar se perguntando como fazer realidade aumentada. Confira alguns casos bem-sucedidos de RA e inspire-se!

Mini

Com o desafio de aumentar a consideração nos EUA, a marca automotiva Mini aproveitou os recursos de realidade aumentada para apresentar uma versão realista do seu veículo para potenciais clientes.

Na campanha, foi desenvolvido um filtro que permitia visualizar o veículo em tamanho real onde o usuário quisesse e interagir com o produto.

Avon

A Avon foi outro caso de sucesso. Enquanto patrocinava um reality brasileiro, a marca de cosméticos buscou se diferenciar de outros patrocinadores ao apresentar seus produtos.

Para isso, utilizou um filtro de realidade aumentada que permitia aos usuários jogar com avatares similares aos participantes do programa. Além da diversão proporcionada, os pontos alcançados poderiam ser trocados por uma variedade de produtos da marca.

O resultado foi mais de 40 mil cadastros capturados durante a campanha.

Rak’n’Roll

Por fim, destaca-se a campanha criada por essa fundação oncológica na Polônia, divulgada por meio das redes sociais com a finalidade de arrecadar fundos.

Também por meio de filtros de RA, a organização teve um maior reconhecimento, o que estimulou doações. Para se ter ideia, a campanha alcançou 39,6 vezes mais doadores quando comparada com as campanhas em formato usual.

Alavanque as suas redes sociais com conteúdos de qualidade!

Sem dúvida, a realidade aumentada nas redes sociais constitui um recurso poderoso para marcas de todos os segmentos do mercado. Por meio dela, é possível chamar a atenção do usuário para a sua oferta de maneira única.

Isso aumenta o reconhecimento da marca e garante uma conexão profunda entre as dores do seu cliente e a sua proposta de valor. São inúmeras as possibilidades.

Por outro lado, sabemos que gerir a produção de diversos formatos de conteúdo, adaptados para diferentes públicos e objetivos, nem sempre é uma tarefa simples.

WriterAccess chegou para mudar o jogo! Nossa plataforma reúne em um único lugar tudo o que você precisa para produzir conteúdo de altíssima qualidade e conseguir mais conversões nas redes sociais.

Contamos com diversos recursos para você se destacar da concorrência. Nosso AI Content Ideal Generator, por exemplo, permite gerar centenas de ideias de conteúdos personalizados para a sua marca em poucos minutos.

Conheça nossa solução e ouse inovar nas redes sociais! Experimente grátis por 14 dias e ateste os resultados!



Source link

Não há Tags

14 visualizações, 1 hoje

  

14 visualizações, 1 hoje