fbpx

confira o guia de conteúdo completo!


O Instagram continua entre os canais mais eficientes para o marketing. É o que aponta o relatório State of Marketing 2024, da HubSpot em parceria com Litmus, Rock Content e Search Engine Journal. A rede social é a segunda mais utilizada no Brasil e se destaca por oferecer um dos maiores retornos sobre investimento (29%). Não por acaso, o desenvolvimento de conteúdo no instagram para advogados tem sido estratégia indispensável no marketing jurídico.

Mas, afinal, quais os primeiros passos e como ter resultados efetivos no seu Instagram jurídico? Acompanhe o conteúdo e saiba como utilizar este canal para aumentar a visibilidade no meio digital e alcançar clientes em potencial!

A importância e os cuidados necessários no uso do Instagram jurídico

O Instagram é uma ferramenta poderosa para construir uma marca sólida. Com seus recursos dinâmicos, esse canal viabiliza o alcance de um público vasto com velocidade e qualidade sem precedentes.

Entretanto, é preciso observar que a presença online do advogado é regulamentada e, portanto, não deve ser orientada por estratégias de outros setores. Há limites para a exposição dos serviços prestados que devem ser respeitados, conforme orientações do Conselho Federal da Ordem dos Advogados.

Recentemente, o Provimento 205/2021 estabeleceu diretrizes mais claras para a atuação do profissional, previstas no Código de Ética e Disciplina.

Cada vez mais, consolida-se a ideia de que os profissionais podem explorar as ferramentas disponíveis, desde que de maneira ética e compatível com o exercício da advocacia. Com isso em mente, é possível aproveitar ao máximo o potencial do Instagram com segurança para crescer.

Primeiros passos no Instagram para advogados

Confira agora um passo a passo para começar no Instagram, a segunda rede social mais usada no país!

Perfil profissional x pessoal

Em primeiro lugar, é importante considerar um perfil profissional dedicado ao seu escritório, com identidade e objetivo próprios. Isso não quer dizer que aspectos da sua vida pessoal não possam ser contemplados.

Essa, inclusive, pode ser uma estratégia interessante para reforçar a autoridade e, portanto, a credibilidade frente aos serviços oferecidos. Por outro lado, é fundamental que exista intencionalidade na produção de conteúdo para que os resultados sejam percebidos, o que nem sempre ocorre em perfis pessoais.

É importante lembrar que, embora a separação entre os perfis seja recomendada, os limites éticos se estendem a qualquer manifestação do advogado pelo meio digital, e não apenas aos conteúdos em páginas profissionais.

Ementas aprovadas pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP, nesse sentido, seguem no Guia de utilização das redes sociais.

Criando uma bio impactante

A bio é o primeiro contato que o usuário tem com a sua marca. Daí a importância de ter uma atenção especial na sua elaboração. É importante que a descrição reflita exatamente o propósito do seu perfil e converse com o seu público de maneira efetiva.

Muito além de referências a especializações e títulos, a bio deve apresentar o valor que o perfil jurídico pode trazer ao usuário, instigando-o a acompanhar.

Neste artigo da Rock Content para transformar o seu perfil do Instagram, exploramos alguns princípios básicos para uma bio bem construída. Pergunte-se sempre: Qual é a promessa da sua marca? O que torna o seu serviço único no mercado?

Entendendo sua persona

Não há marketing que se sustente sem uma compreensão clara do perfil da persona. Saber a quem é direcionado o seu serviço e os aspectos essenciais da persona são indispensáveis para entender o tom de voz, tipos de conteúdo a serem abordados e até mesmo o formato ideal para a sua audiência (stories, feed, reels etc.).

Uma das maneiras efetivas de entender a sua audiência e direcionar o seu marketing de conteúdo é a busca de palavras-chave relevantes dentro do seu nicho.

Ferramentas como Keyword Planner do Google, Semrush ou Ahrefs podem apontar as dúvidas comuns da sua audiência, dores ou necessidades específicas. Outra opção interessante é o Answer the Public, que fornece insights valiosos ao mostrar perguntas e frases mais pesquisadas pelos usuários em torno de um tópico específico. 

A importância de um planejamento de conteúdo consistente

Os resultados nas mídias sociais dependem, sem dúvidas, de regularidade e consistência. Manter uma agenda de publicações regular, com temas recorrentes, é fundamental para aumentar o engajamento e promover um relacionamento efetivo com a sua audiência.

É importante que você consiga inserir isso na sua rotina, construindo um calendário de publicações previamente planejado. 

Aqui na Rock, disponibilizamos um kit planilha de planejamento para redes sociais perfeito para você que está começando e precisa se organizar.

É só clicar no link, preencher alguns dados e baixar o seu!

Tipos de posts e conteúdos estratégicos para advogados

O Código de Ética e Disciplina prevê, em seu artigo 39, que

“Art. 39. A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.”

Nesse sentido, alguns conteúdos estratégicos podem ser abordados em posts para instagram de advogados sem ferir a ética profissional. Acompanhe!

Posts educativos

Explicação de leis e direitos básicos que impactam a vida do seu público-alvo. Por exemplo, um post de advogado trabalhista pode contemplar: “Direitos do trabalhador: o que todo empregado deve saber”, enquanto um post de advogado criminalista poderia abordar garantias processuais do acusado, possibilidades de atenuação de pena e assim por diante.

Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs, em sua entrevista para a Jam Session, série de webinars da Rock Content, argumenta que:

“Tem uma lógica que facilita o entendimento do que seria um bom conteúdo no qual as plataformas de mídias sociais vão viralizar mais. E essa lógica é sinônimo de uma palavra que chama a atenção, porque todas as plataformas têm como modelo de negócio a entrega de anúncios. Dentro de um modelo de negócios que entrega anúncios, é preciso ter em primeiro lugar audiência, usuários – você precisa ter uma audiência para entregar e essa audiência precisa estar passando mais tempo dentro dos canais justamente para ter mais janelas de inserção de anúncios – é uma lógica simples.

[…]

Se eu criar um conteúdo que ajuda a reter mais usuários nessas plataformas, provavelmente, é o conteúdo que essas plataformas vão gostar de distribuir mais. Portanto, se eu fizer um post de propaganda pura, eu não vou ajudar a reter o usuário, ele vai querer pular aquela propaganda.

Agora, se eu criar um conteúdo, um post de conteúdo legal, relevante, útil, que vai ajudar alguém na sua carreira, na sua empresa, vai dar uma dica, vai transformar alguma coisa, aquilo retém, de fato chama a atenção e obviamente a plataforma vai querer distribuir mais, porque retém.”

Cases de sucesso

É preciso ter muito cuidado com casos notáveis resolvidos, especialmente em posts ou anúncios para advogados cuja finalidade é autopromoção. O Conselho Federal veda o compartilhamento de decisões favoráveis nas redes ou divulgação de sentenças com finalidade de captar clientela, ainda que os dados do cliente sejam omitidos.

Análises de casos públicos, compartilhamento de artigos e comentários sobre alterações na legislação podem ser abordados, desde que com a devida cautela. O conteúdo deve ter finalidade meramente informativa, de educação do público.

Dicas legais

Conselhos rápidos sobre questões comuns ou dicas legais também podem dar origem a conteúdos atrativos para o seu Instagram. Por exemplo, um post de advogado previdenciário pode abordar “5 dicas para preparar sua documentação previdenciária”.

Esses ganchos rápidos, focados em uma dor ou necessidade urgente do seu cliente potencial, podem apontar para o seu serviço sem que seja necessária qualquer forma de autopromoção ou chamada direcionada.

Maximizando o uso dos stories para engajamento

Para quem está começando, os stories podem ser uma ótima ferramenta para aumentar o alcance do conteúdo produzido e o engajamento com a sua audiência.

Lembre-se de que estratégias que promovam a interação e a educação do público são essenciais para construir uma conexão sólida. 

É possível, por exemplo, realizar enquetes sobre leis recentes ou atualizações legislativas para gerar discussões relevantes e manter o público atualizado. Além disso, sessões de Q&A sobre direitos civis oferecem uma plataforma para esclarecer dúvidas e educar os seguidores, estabelecendo o perfil como uma referência confiável e acessível no campo jurídico.

Além, é claro, de proporcionar uma boa organização do conteúdo para usuários que acessam o perfil pela primeira vez.

Ferramentas e recursos para criar e gerenciar conteúdo

Sabemos que a criação e o gerenciamento de conteúdo em redes sociais para advogados vai muito além da concepção e redação. Desde o planejamento até a criação de artes visuais, há uma série de etapas a serem cumpridas para que o Instagram possa crescer organicamente.

Nesse sentido, algumas ferramentas podem ajudar, como:

  • Canva: Uma plataforma online que oferece design simples e acessível, permitindo a criação de peças gráficas, apresentações e outros materiais visuais com facilidade, graças à sua vasta biblioteca de templates e recursos intuitivos.
  • Mlabs: Uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais que centraliza os recursos, facilitando o agendamento, publicação e análise de conteúdos em diversas plataformas a partir de um único painel.

De todo modo, vale explorar as ferramentas que o próprio Meta Business disponibiliza, especialmente para avaliação do desempenho do seu perfil e ajustes na estratégia de conteúdo de acordo com o que funciona melhor para você.

Embora as dicas que trouxemos sejam indispensáveis para orientar o seu marketing jurídico, a avaliação individual e o trabalho de descoberta do que torna o seu perfil único é o que fará a diferença no longo prazo.

Sobre o processo de descoberta no marketing jurídico, Marina Duda, advogada e estrategista digital, observa:

“Marketing é imprevisível. Especialmente em um campo permeado por dilemas éticos, é preciso ter em mente que o histórico positivo não assegura resultados futuros. A melhor abordagem é persistir nas táticas com maiores chances de sucesso, mas estar preparado para resultados variados. O importante é continuar testando, manter-se aberto às mudanças do mercado e evitar alterações bruscas na estratégia sem antes esgotar as possibilidades.”

Diante dessa perspectiva, é importante considerar, também, o próprio feedback do público, sem perder de vista o propósito do seu negócio e as expectativas em relação ao marketing jurídico.

Estar aberto à adaptação de estratégias, sempre que necessário, observando as regulamentações éticas vigentes, é a diferença entre o sucesso e o fracasso no marketing digital para advogados.

Contar com parceiros especializados, da mesma forma, pode garantir a otimização da sua estratégia de conteúdo no Instagram. A WriterAccess conta com freelancers especializados em Direito para te dar todo o suporte, do planejamento à criação dos conteúdos.

Experimente grátis a nossa plataforma com ferramentas poderosas e simplifique o seu fluxo de trabalho hoje mesmo!



Source link

Não há Tags

20 visualizações, 1 hoje

  

20 visualizações, 1 hoje

Deixe seu Comentário