fbpx

estratégias para alcançar mais clientes


À medida que mais advogados se atentam para as oportunidades no marketing digital, contar com estratégias básicas de SEO se mostram insuficientes para ganhar destaque nos mecanismos de busca. Advogados e escritórios de advocacia, nesse cenário, devem garantir uma estratégia sólida de link building para advogados se quiserem aumentar o reconhecimento e gerar novos negócios.

Este artigo serve como um guia orientador para profissionais que querem estar no topo quando o cliente busca o problema que o seu negócio resolve. Se interessou? Acompanhe a leitura e saiba como fechar novos contratos sem ferir o Código de Ética da OAB.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Estratégias de Link Building Específicas para Advogados

Em primeiro lugar, link building é uma estratégia de Search Engine Optimization (SEO) que visa construir uma rede de links para a sua página visando direcionar tráfego e aumentar a autoridade do seu site para motores de busca, como o Google.

Com isso, é possível melhorar o ranqueamento em pesquisas compatíveis com seu nicho e garantir que seu site esteja sempre nas melhores posições.

É importante ter em mente que a eficácia dessa estratégia está muito relacionada à qualidade dos links que você obtém. Quanto mais links receber de sites confiáveis e relevantes na sua área de atuação, melhores serão os resultados.

A estratégia, no entanto, também engloba links internos, ou seja, aqueles que você mesmo inclui em páginas e conteúdos de blog.

Esses links podem direcionar o usuário tanto para outros conteúdos em seu site quanto para outros sites relevantes – obviamente, que não façam concorrência com o seu.

Confira algumas estratégias de link building para advogados que você pode adotar para construir autoridade!

Conteúdo de alta qualidade

Conteúdos de alta qualidade produzidos em seu site tendem a atrair links naturalmente, uma vez que incentivam outros blogs jurídicos ou profissionais da área a fazerem referência a ele.

Para desenvolver conteúdos de qualidade, identifique tópicos de interesse do seu público, inclua análises de casos recentes, tendências jurídicas e orientações legais em seus artigos. Se possível estruture-os de maneira atrativa e visual.

Guest Posting

A participação como convidado em blogs renomados também pode aumentar a visibilidade do seu site. Além de gerar backlinks de qualidade, afinal, o guest posting expõe o advogado a uma nova audiência. Isso, é claro, ajuda a construir uma reputação online.

Nesse sentido, vale a pena pesquisar sites relevantes que aceitem colaboração externa. Ou, ainda, verificar a possibilidade de colaboração com outros advogados. Não se esqueça, ao escrever, de linkar alguns conteúdos relevantes do seu site.

Participação em fóruns jurídicos

Participar de fóruns online também pode melhorar a visibilidade do seu site nos motores de busca. Ao responder dúvidas ou esclarecer tópicos, você não só estabelece autoridade mas também pode incluir links para o seu site de forma orgânica.

Melhor ainda se o link direcionar para um conteúdo relacionado à dúvida ou ao tema jurídico tratado. Alguns portais como o Jusbrasil também permitem que profissionais publiquem conteúdos gratuitamente. A publicação regular nesses portais confiáveis é, sem dúvidas, uma estratégia interessante para obtenção de backlinks.

Melhores Práticas de Criação de Conteúdo Jurídico

Um bom conteúdo jurídico é aquele que, para além da adoção de técnicas de SEO para advogados, traz extremo valor para o seu público-alvo.

Nesse sentido, é inegável que as melhores práticas para criação de conteúdo estão relacionadas ao conhecimento profundo de quem é o seu cliente ideal e quais são as suas dores.

É claro que a experiência deve trazer diversos insights sobre as dúvidas mais comuns e as questões em torno da sua área de atuação. Mas algumas ferramentas podem ser de grande utilidade nessa tarefa, como o Google Trends e SemRush.

Por meio deles, é possível conferir as dúvidas mais comuns que aparecem nos motores de busca a partir de palavras-chave dentro do seu nicho. Também é possível verificar o volume de busca e a facilidade de ranqueamento para cada termo-chave, o que é estratégico para quem está começando e ainda não construiu autoridade no meio digital.

Considerações Éticas e Legais

Código de Ética e Disciplina da OAB admite plenamente o marketing de conteúdo. Por outro lado, observa que a publicidade profissional deve ter caráter meramente informativo e guardar discrição e sobriedade. Conforme o art. 39, o advogado ainda deve se atentar para as situações que configuram captação de clientela ou mercantilização da advocacia.

Mais recentemente, o Provimento 205/2021, do Conselho Federal, exemplificou condutas que devem ser evitadas:

Art. 3º A publicidade profissional deve ter caráter meramente informativo e primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão, sendo vedadas as seguintes condutas:

I – referência, direta ou indireta, a valores de honorários, forma de pagamento, gratuidade ou descontos e reduções de preços como forma de captação de clientes;

II – divulgação de informações que possam induzir a erro ou causar dano a clientes, a outros(as) advogados(as) ou à sociedade;

III – anúncio de especialidades para as quais não possua título certificado ou notória especialização, nos termos do parágrafo único do art. 3º-A do Estatuto da Advocacia;

IV – utilização de orações ou expressões persuasivas, de autoengrandecimento ou de comparação;

V – distribuição de brindes, cartões de visita, material impresso e digital, apresentações dos serviços ou afins de maneira indiscriminada em locais públicos, presenciais ou virtuais, salvo em eventos de interesse jurídico.

Ferramentas e Recursos Úteis para Link Building

Mas, afinal, como identificar oportunidades de link building para advogados, monitorar backlinks e analisar a eficácia das estratégias? Atualmente, existem inúmeras ferramentas que permitem acompanhar o desempenho do seu site.

Ferramentas de IA, inclusive, têm contribuído muito para a identificação de estratégias assertivas para escritórios de advocacia.

Este é o caso do AI Backlink Matcher, uma ferramenta inovadora da Rock Content que faz parte da WriterAccess, nossa plataforma de criação de conteúdo.

Basta inserir alguns dados do seu website para encontrar outras páginas que tenham relação com seu nicho, valor de autoridade e reputação positiva. A ferramenta ainda permite que, em poucos cliques, você entre em contato com parceiros que possam contribuir para a inserção de backlinks em ambos os sites. Demais, não é?

Estar lá quando o cliente busca resolver um problema jurídico nunca foi tão valioso. Para que isso seja possível, no entanto, uma boa estratégia de link building para advogados é fundamental. Com as dicas acima, você poderá aumentar sua reputação nos mecanismos de busca e alcançar novas oportunidades e negócios para o seu escritório.

Sabemos, por outro lado, que a constância para criação de conteúdos jurídicos é um desafio e tanto. Com a WriterAccess, você conta com redatores formados em Direito que podem auxiliar nas suas estratégias e garantir o sucesso do seu negócio.

Teste gratuitamente e deixe que os resultados decidam por você!



Source link

Não há Tags

32 visualizações, 1 hoje

  

32 visualizações, 1 hoje