fbpx

ETF de Bitcoin à vista da Jacobi é classificado como ‘investimento ambiental’ pelo emissor



O primeiro fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista do mercado europeu, lançado pela empresa emissora Jacobi Asset Management sediada em Londres, foi classificado como um fundo do Artigo 8 pela mesma. Fundos incluídos no Artigo 8 do Regulamento de Divulgação de Finanças Sustentáveis da União Europeia (SDFR) são aqueles que “promovem características ambientais e/ou sociais”.

Em 29 de agosto, a Bloomberg reportou que a Jacobi Asset Management classificou seu Jacobi FT Wilshire Bitcoin ETF como um fundo do Artigo 8. O fundo, lançado na bolsa de valores Euronext Amsterdam em 15 de agosto, se torna o primeiro ETF de Bitcoin negociado na Europa e o primeiro a ter as regras de investimento em governança ambiental, social e corporativa da União Europeia aplicadas.

O relatório cita Martin Bednall, CEO da Jacobi, que chama o ETF de “totalmente descarbonizado” por seus investimentos parciais em certificados de energia renovável (RECs). No entanto, especialistas acadêmicos questionados por jornalistas apontam uma contradição: com a intensidade energética da mineração de Bitcoin, o ETF precisaria comprar uma quantidade tão grande de RECs que não apenas igualaria, mas excederia o volume de energia consumido por seus ativos de Bitcoin.

O ETF de Bitcoin da Jacobi FT Wilshire entrou em operação mais de um ano após o seu lançamento planejado para 2022. A introdução foi promovida como o principal fundo de Bitcoin (BTC) à vista, ou seja, lastreado fisicamente, proporcionando aos investidores a oportunidade de acessar um produto financeiro apoiado por BTC real.

Desde o início, a Jacobi Asset Management enfatizou a natureza ecologicamente correta do ETF. O fundo utiliza informações externas para calcular quanto de energia a rede Bitcoin consome. Em seguida, compra e “aposenta” os RECs. Esses certificados são registrados em um serviço de blockchain, que é projetado para permitir que os investidores confirmem as declarações ambientalmente amigáveis do fundo.

VEJA MAIS:

Fonte das informações: Cointelegraph

Não há Tags

111 visualizações, 1 hoje

  

111 visualizações, 1 hoje