fbpx

tendências e oportunidades para marcas


É indispensável acompanhar a evolução e o surgimento de novas plataformas na internet para conseguir se destacar. Nesse cenário, é importante saber que novas redes sociais trazem novas possibilidades para alcançar públicos específicos, conquistar autoridade e se manter relevante dentro do seu nicho de mercado.

Dessa forma, conhecer redes sociais alternativas permite que marcas, influenciadores e profissionais do marketing apostem em novos formatos e, assim, conquistem mais relevância. Afinal, o universo das redes sociais está muito além do Instagram, TikTok ou Facebook.

Neste artigo, mostramos que o digital não está saturado e há sempre espaço para a inovação. Apostar nas redes sociais em crescimento é uma das estratégias para conversar com o seu público. A seguir, apresentamos novas redes sociais e algumas que, embora mais antigas, estão em amplo crescimento. Confira!

Muitos se perguntam o que vai substituir o Instagram e, se depender de Mark Zuckerberg, será uma rede social criada pelo seu grupo. O Threads foi criado pela Meta em julho de 2023, e é uma rede social atrelada ao Instagram focada em conteúdo textual bastante similar ao Twitter.

Threads significa “sequências”, já que nela é possível publicar textos curtos atrelados a um post principal, criando uma sequência sobre um determinado assunto. Assim como a rede social concorrente, ela proporciona um ambiente descontraído para contar histórias, produzir conteúdo educativo sobre um determinado assunto ou produto, entre outros exemplos.

É um complemento ao Instagram para construir um relacionamento mais íntimo com os clientes, já que permite a publicação de textos breves e pouco elaborados, em tom de conversa com o público.

Talvez você nunca tenha usado o Reddit, mas certamente já ouviu falar sobre os fóruns da rede social, que é mais popular em outros países. Há algumas temporadas o Reddit integra a lista de redes sociais do momento e um dado relevante a conhecer sobre o Reddit é o número de usuários: em 2024 chegou a 73 milhões de pessoas ativas por dia, ultrapassando o Twitter.

Dados recentes do State of Marketing 2024, estudo conduzido por líderes do mercado como HubSpot, Litmus, Rock Content e Search Engine Journal, mostram tendências para redes sociais. Entre elas, o fato de que os usuários costumam tirar suas dúvidas primeiro no TikTok e no Reddit antes de pesquisar no Google.

O Reddit está entre as redes sociais em crescimento mais expressivas justamente pelas suas comunidades e discussões em torno de assuntos específicos que atraem público. Por lá é possível encontrar desde fóruns sobre filmes antigos até a melhor forma de utilizar um acessório. A grande variedade e especificidade de assuntos é algo para se apostar.

Recentemente o Reddit lançou o Reddit Pro, uma ferramenta gratuita para marcas. Gigantes como Taco Bell e Wendys já aderiram e a ferramenta promete crescer no Brasil também. 

Há todo um universo de interação entre usuários e empresas nas redes sociais a ser explorado, especialmente porque, no Reddit, é possível acessar diretamente a dor do público e solucioná-la.

O universo dos games se modificou muito nos últimos anos, e plataformas como o Twitch perceberam o potencial deste segmento quando quase ninguém notava.

Graças ao seu pioneirismo em transmissão ao vivo, a rede social se tornou a principal plataforma para streamers (responsáveis pela transmissão) e suas comunidades, que podem interagir por meio de comentários e doações.

Por meio das transmissões ao vivo, o público se sente próximo ao seu streamer favorito, o que permite que marcas apostem em patrocínio, publicidade, venda de produtos em live e outras formas de divulgação.

O sucesso é tanto que o Twitch conta com cerca de 15 milhões de usuários ativos diariamente, sobretudo o público mais jovem pertencente a geração Z.

Mais uma rede social baseada em streaming, o Caffeine se popularizou especialmente no segmento de esportes. De acordo com dados da Google Play, são cerca de 60 milhões de usuários ativos por mês, que assistem e interagem com seus esportes e streamers favoritos por meio da rede social.

As oportunidades para marcas são as mesmas que as do Twitch, com o diferencial de que o Caffeine é considerado por muitos uma plataforma mais refinada.

Lançado em 2020, o Lemon8 é um app de fotos criado pela proprietária do TikTok e considerada a nova rede social do momento em 2023. A rede social foi criada para fazer frente ao Instagram, visto que o funcionamento é similar.

Em pouco tempo de funcionamento, o app foi o nono mais acessado na App Stores dos EUA, o que mostra o seu potencial como rede social em crescimento. 

Entre as comparações do Lemon8 encontramos referências ao Instagram e ao Pinterest, já que a principal função é o compartilhamento de fotos e vídeos inspiracionais com legendas.

Ainda é preciso aguardar os próximos capítulos para descobrir se a rede social será, de fato, relevante. Hoje, os principais assuntos abordados nas publicações são moda, beleza, fitness e estilo de vida, o que pode ser interessante para influenciadores e marcas situadas nesses nichos.

Fundada em 2006, a Wattpad se estabeleceu como uma plataforma social de narrativa que reúne mais de 97 milhões de pessoas apaixonadas por escrita e leitura. 

Com uma comunidade superengajada, o Wattpad permite que escritores, tanto amadores quanto profissionais, publiquem suas histórias, capítulo por capítulo, e recebam feedback em tempo real de leitores ao redor do mundo. 

O conteúdo no Wattpad é incrivelmente diversificado, abrangendo gêneros como romance, ficção científica, fantasia, suspense, entre outros. Inclusive, é o lar de muitas fanfics

O público da plataforma é predominantemente jovem, com uma forte presença de adolescentes e jovens adultos que não apenas consomem, mas também criam conteúdo, refletindo suas experiências e imaginação. 

Wattpad também tem servido como um trampolim para novos talentos literários que conseguem o Wattpad Star, com várias histórias sendo adaptadas para livros impressos, séries de televisão e filmes, destacando seu impacto significativo na indústria de entretenimento. Exemplos são Zoe Aarsen, Isabelle Ronin e Kara Barbieri.

Lançada em 2020, a BeReal é uma plataforma de origem francesa que desafia a cultura de curadoria excessiva comum em outras redes, promovendo um ambiente mais autêntico e espontâneo. 

A proposta única da BeReal é simples: todos os usuários recebem uma notificação ao mesmo tempo uma vez por dia para compartilhar uma foto em tempo real. 

Isto significa que os usuários têm dois minutos para capturar e postar uma imagem do que estão fazendo naquele exato momento, sem filtros ou edições. Daí o slogan “Sua dose diária de vida real”. 

Isso permite uma visão mais realista e menos glamorosa da vida diária, diferenciando-a de plataformas como Instagram e Snapchat.

A BeReal ganhou popularidade em 2022, tendo atingido 4 milhões de usuários de acordo com reportagem da Forbes, especialmente entre os mais jovens, que valorizam a transparência e a autenticidade nas interações online. 

O que considerar antes de investir em novas redes sociais?

Empresas devem usar redes sociais de forma estratégica, sempre. Portanto, mais do que investir em uma rede social porque ela é nova ou porque está em crescimento, é preciso construir uma estratégia de divulgação digital que traga resultados para a marca.

Neste processo, é válido analisar dados importantes como o nicho de atuação da empresa, faixa etária do público, dados geográficos, faixa de renda, entre outros. É preciso entender se o seu público está em crescimento nessa rede social e se é válido esse esforço. 

Assim, com base no comportamento do público, a empresa pode decidir se é interessante ou não direcionar orçamento e construir uma estratégia de construção de presença online nessas novas redes sociais.

Ainda que existam diversas novas redes sociais em crescimento, vale lembrar que a máxima para essas plataformas é a interação. 

Portanto, quanto mais a empresa tem disponibilidade em produzir conteúdo personalizado e dialogar com o seu público, mais satisfatórios serão os resultados. Do contrário, criar por criar, não alimentando e interagindo com os usuários, pode não trazer os resultados esperados. 

Inclusive, com relação a isso, David Díaz Molina, Head de Social Media da NH Hotel Group, compartilhou uma fala interessante durante sua participação no podcast do Marketing Paradise: “Ter um perfil abandonado traz mais dano do que não tê-lo”. 

Logo, não saia correndo seguindo modismos para, depois de poucos meses, ter um perfil abandonado: pense bem antes de fazer esse investimento e elabore uma estratégia completa. 

Conclusão

Além de conhecer novas redes sociais, é fundamental que as marcas explorem essas plataformas com estratégia. Mais do que investir em todas as redes sociais ou apostar em uma nova rede social apenas pelo hype, vale analisar a relevância para cada caso.

Como vimos, algumas redes sociais podem ser mais interessantes para determinados nichos de atuação, o que vale para marcas ou influenciadores.

Não importa a rede social escolhida: você vai precisar de conteúdo estratégico. Que tal uma ajuda com isso? No WriterAccess, você encontra mais de 15.000 freelancers especializados — de copywriters e redatores a designers e estrategistas — prontos para ajudar sua marca a se destacar.

Não perca tempo: aposte em estratégias inteligentes e conteúdos que transformem. Experimente o Writer Access grátis



Source link

Não há Tags

38 visualizações, 1 hoje

  

38 visualizações, 1 hoje