fbpx

tudo o que você precisa saber


Monetizar vídeos no YouTube Shorts agora é uma realidade. Se há pouco tempo a plataforma só disponibilizava este recurso para vídeos longos, agora já é possível desenvolver estratégias de monetização de vídeos curtos focados na rede social.

Neste artigo, você confere como funciona o YouTube Shorts, quais são as condições para conseguir monetizar neste canal e como funcionam os diferentes tipos de anúncio. Descubra os segredos para aumentar sua monetização e ainda veja como funcionam os pagamentos!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

O que é o YouTube Shorts e como funciona

Seguindo as tendências dos seus usuários, o YouTube lançou o YouTube Shorts, uma versão da rede social que surge para competir com seus concorrentes mais fortes: o TikTok e o Reels do Instagram.

O YouTube Shorts é um formato que possibilita a criação de vídeos curtos e no formato vertical, para atender à demanda cada vez maior de consumo de conteúdo em smartphones. Os vídeos podem ter no máximo 60 segundos e normalmente têm um tom mais leve e descontraído.

Requisitos para Monetização no YouTube Shorts

Se você já cria conteúdo no YouTube ou quer seguir neste caminho, então é importante saber que existem algumas condições para monetizar no YouTube Shorts.

Critérios de elegibilidade

Segundo o YouTube, para monetizar com YouTube Shorts é preciso:

  • seguir as políticas de monetização da plataforma;
  • morar em um país em que o programa de parcerias esteja disponível (o Brasil é um destes países);
  • seguir as regras de comportamento no YouTube — o canal não pode ter avisos das diretrizes das comunidades;
  • ter a conta do canal com verificação em duas etapas ativa;
  • ter acesso aos recursos avançados do YouTube;
  • ter uma conta no Google AdSense (vinculada ao canal ou criada pelo YouTube Studio)

Como alcançar os requisitos de inscrição

Além disso, o canal precisa ter mil inscritos e conseguir pelo menos um dos dois critérios:

  1. 4 mil horas de exibição públicas nos últimos 12 meses.
  2. 10 milhões de visualizações de Shorts nos últimos 90 dias (as visualizações devem ser públicas e válidas).

Opções de Monetização no YouTube Shorts

Existem várias opções de monetização no YouTube Shorts, dentre elas, podemos destacar:

  • módulo de anúncios — entre um short e outro o YouTube pode inserir anúncios para monetizar os produtores de conteúdo, neste caso, serão as visualizações ou tipos de interação com anúncio, dependendo do caso;
  • oferta de produtos — seja como afiliado, oferecendo os próprios produtos, é possível usar o espaço para divulgar soluções para sua audiência e impulsionar as vendas ou comissões por vendas;
  • parcerias — se você cria um relacionamento com a audiência, é possível monetizar com o YouTube Shorts fazendo parcerias e até mesmo merchandisings nas suas produções.

Como funcionam as diferentes maneiras de ganhar dinheiro com YouTube Shorts

Além dos anúncios que o próprio YouTube pode inserir e a parceria com outras empresas, também dá para monetizar no YouTube Shorts usando vários recursos da rede social.

O Super Chat e Super Stickers são possibilidades de gerar dinheiro que podem ser usadas tanto no YouTube Live quanto no Shorts. Eles aparecem em um formato de mensagens animadas que ganham interação e visibilidade no chat. Essa solução, além de melhorar a experiência do usuário, também permite a monetização, pois o espectador paga para que sua foto de perfil fique na parte de cima do chat.

Dicas para aumentar a monetização no YouTube Shorts

Veja algumas estratégias de monetização de vídeos curtos para usar no YouTube Shorts.

Otimização de metadados e SEO

Apesar de ser uma plataforma de vídeos, é fundamental entender a lógica do YouTube. A orientação da mídia é para dados e grande parte deles são escritos. Ou seja, legendas e descrições contribuem para aumentar a visibilidade das suas campanhas.

Aspectos Financeiros e Pagamentos

O pagamento do YouTube Shorts é realizado pela conta do Google AdSense do canal, sendo que existe um limite mínimo para saque, equivalente a 10 dólares americanos.

No caso de fechar contratos ou parcerias externas ao YouTube Shorts para a monetização do seu canal, é fundamental ter atenção aos aspectos financeiros e ter clareza nos pagamentos. Um merchandising pode ter um valor fixo ou ainda pode ser negociado por uma comissão sobre as vendas de determinado produto, por exemplo.

Estratégias de marketing e colaborações

Também é interessante estudar quais as formas de monetizar com o YouTube Shorts e aprender um pouco mais sobre estratégias de marketing. Dessa forma, você aumenta o impacto das suas publicações.

Saiba quem é sua audiência e o que ela espera dos seus conteúdos. Entenda quais são os problemas do espectador, porque ele gosta de assistir determinados tipos de vídeos e crie materiais cada vez mais adaptados para este público.

Monetização de nichos específicos

Quanto mais você entende do seu público, melhores são os resultados de marketing digital. Com o YouTube Shorts isso não é diferente. Desenhe a persona do seu canal e construa vídeos focados neste público. A tendência é conseguir resultados cada vez melhores.

Exemplos reais de criadores que monetizaram com sucesso no YouTube Shorts.

Veja alguns YouTubers que estão monetizando no YouTube Shorts:

  • Juliana Aliende — com seu canal de maquiagens artísticas bem original, a YouTuber tem conseguido milhares de visualizações por post e alguns que são mais alinhados com a audiência com milhões de visualizações;
  • Sau Sampaio — a área da gastronomia também é uma interessante oportunidade para monetizar com o YouTube Shorts. Este canal consegue milhares de visualizações com seus vídeos curtos e até milhões, como foi o caso da receita da pizza de 1 real;
  • Cacau Hackar — outro exemplo real de youtubers que monetizar com o YouTube Shorts é o canal da Cacau Hackar, no qual toda a família participa das produções de conteúdo e seguem monetizando com os vídeos curtos que conseguem milhões e milhares de visualizações.

Gostou de descobrir como monetizar vídeos no YouTube Shorts? Você deve ter percebido que além da própria plataforma existem diversas soluções para impulsionar seu canal e gerar renda com ele além das visualizações e anúncios do próprio YouTube. Claro que para isso o fundamental é entender quem é sua audiência, criando materiais de qualidade para otimizar os resultados com seu público.

Se você quer melhorar seu posicionamento e criação de conteúdo, então conheça a plataforma WriterAccess e descubra o segredo para criar conteúdo de qualidade. Teste gratuitamente por 14 dias!



Source link

Não há Tags

88 visualizações, 1 hoje

  

88 visualizações, 1 hoje