fbpx

Um dia na vida de um especialista em SEO na Rock Content


Imagine isto: alguém relaxando na praia, olhando casualmente para o computador e enviando alguns e-mails.

Bem, isso está longe de ser a rotina diária de um especialista de SEO na Rock Content, ou em qualquer outro lugar!

Eu adoraria contar tudo sobre meu trabalho, mas isso seria um e-book completo! Então, vamos nos concentrar nas tarefas principais.

Aqui está uma prévia do dia a dia de um especialista em SEO da Rock Content. Prepare-se para uma jornada divertida!

O que um especialista em SEO faz em geral?

Para começar, vamos nos aprofundar em algumas das tarefas que os especialistas em SEO normalmente realizam. Aqui está uma lista de 10 responsabilidades comuns:

  • Pesquisa de palavras-chave: identificação de palavras-chave relevantes para direcionar as atividades de conteúdo e otimização.
  • Otimização on page: otimização de páginas da web, incluindo meta tags, títulos e conteúdo, para mecanismos de pesquisa.
  • Criação de conteúdo: desenvolvimento de conteúdo de alta qualidade compatível com SEO para melhorar as classificações e envolver o público.
  • Link Building: adquirir backlinks de qualidade para aumentar a autoridade e visibilidade de um site.
  • SEO técnico: melhorar o desempenho do site por meio de tarefas como melhorar a velocidade do site, compatibilidade com dispositivos móveis e marcações de Schema.
  • Análise da concorrência: estudar as estratégias dos concorrentes e identificar oportunidades de melhoria.
  • Análises e relatórios: monitoramento do desempenho do site, tráfego e métricas de SEO para acompanhar o progresso.
  • Atualizações de algoritmo: manter-se informado sobre as mudanças no algoritmo do mecanismo de pesquisa e adaptar as estratégias de acordo.
  • Auditorias de SEO: realização de auditorias abrangentes para identificar e resolver problemas que afetam a classificação e o desempenho do site.
  • SEO local: otimização para pesquisa local para melhorar a visibilidade de consultas geográficas específicas e atrair clientes próximos

Mas e quanto a mim?

Como você pode ver, um especialista de SEO costuma fazer muita coisa. Então, neste blog, vou me aprofundar nas principais tarefas que ocupam meus dias como uma das responsáveis pelo blog em inglês da Rock Content.

Bem, elas são uma verdadeira montanha-russa.

Essas tarefas são espalhadas ao longo do mês. Executar tudo em um único dia? Missão Impossível!

Mas bem, o título deste artigo é “Um dia na vida de uma especialista em SEO da Rock Content” e não sou uma pessoa de quebrar promessas.

Então, que tal usamos um pouco de imaginação? Vamos imaginar um dia que magicamente se estende por 176 horas — essa é a média de horas que aloco no trabalho todos os meses.

Com imaginação ilimitada, posso compartilhar mais sobre minha rotina de SEO. Vamos lá!

Começando o dia com pesquisa de palavras-chave

Responsável pelo conteúdo perene do nosso blog, minha colega de equipe de SEO e eu temos um canal no Slack onde discutimos ideias de tópicos.

Nós nos inspiramos nos concorrentes, acompanhamos as discussões de vendas e pensamos sobre o que nossa buyer persona gostaria de ler.

Quando chega a hora de planejar nosso calendário editorial, entro nesse canal e começo a pensar em palavras-chave relacionadas aos tópicos que adicionamos.

Em seguida, recorro ao SEMrush para verificar, por exemplo, quão difícil é classificar essas palavras-chave (nível de dificuldade das palavras-chave), quantas pesquisas elas geram (seu volume de pesquisa) e por que as pessoas as procuram (sua intenção de pesquisa).

Também procuro outras palavras-chave e frases relacionadas que possamos usar em nosso conteúdo.

Outra ferramenta que considero útil é AnswerThePublic, que informa quais perguntas as pessoas estão fazendo sobre palavras-chave específicas.

Além disso, conto com pesquisas básicas do Google para obter insights. Presto muita atenção às sugestões de preenchimento automático que aparecem enquanto digito, e o recurso “As pessoas também perguntam” é ótimo.

Tudo isso me ajuda a compreender melhor as dúvidas que nosso público possa ter e como trabalhar para respondê-las.

Com todas essas informações, planejo nosso calendário editorial e decido qual conteúdo será criado.

Criação e gerenciamento de conteúdo para animar a manhã 

Posso decepcioná-lo um pouco ao dizer que, na verdade, não criamos a maior parte do nosso conteúdo. Embora nós criemos alguns, assim como o artigo que você está lendo agora.

Seria muito difícil gerar a quantidade atual de conteúdo se fizéssemos tudo internamente.

Em vez disso, elaboramos briefings de conteúdo e os enviamos aos nossos redatores de confiança no WriterAccess.

Leia também: Escalando a produção de conteúdo na Rock Content: nosso processo explicado passo a passo

Passado um tempo no WriterAccess

Não vou me aprofundar nos detalhes do processo de criação de nossos briefings de conteúdo, já que existem alguns artigos sobre isso (como este), mas encorajo você a aprender mais sobre isso.

Ultimamente, o jogo tem mudado com o lançamento do AI Content Wizard, mas o toque humano ainda é essencial.

Em nosso marketplace de conteúdo, WriterAccess, faço pedidos e gosto de entrar em contato com nossos talentosos redatores.

Eu forneço feedback em cada uma de suas peças e solicito revisões quando o conteúdo não atingir os padrões de qualidade da Rock Content.

Leia também: 5 maneiras de utilizar o AI Content Wizard para aprimorar suas campanhas

Hora do WordPress

Quando o conteúdo parece bom e precisa apenas de alguns ajustes, eu o copio para o WordPress e mergulho em mais técnicas de SEO on page, além da pesquisa de palavras-chave.

Isso inclui coisas como elaboração de metadados, incorporação/otimização de elementos multimídia, verificação da frequência das palavras-chave e revisão dos links no conteúdo.

Usamos WordPress e ele é útil porque podemos conectar ferramentas como o Yoast para obter dicas sobre como melhorar a legibilidade e tornar o conteúdo mais amigável para SEO.

No entanto, ferramentas como essas não cuidam de tudo sozinhas, e um bom conhecimento linguístico e de SEO são essenciais para qualquer profissional de marketing que lide com conteúdo.

Viagem no tempo de conteúdo

No mundo do SEO, simplesmente publicar novo conteúdo não é suficiente; temos que dar um pouco de atenção às coisas antigas também.

Atualizar nossos artigos mais antigos é uma forma de mostrar aos nossos leitores que estamos comprometidos em fornecer-lhes conteúdo de primeira linha.

E não se trata apenas de deixar nossos leitores felizes; trata-se também de permanecer relevante e atender à intenção de pesquisa do nosso público para obter uma classificação mais elevada no SERP. Honestamente, acho essa tarefa bastante agradável.

É como uma caça ao tesouro, onde identifico áreas que precisam ser melhoradas, adiciono novos insights, verifico os fatos e melhoro a gramática e a legibilidade.

Não vou mentir, fazer uma reforma completa em um artigo pode consumir muito tempo. Houve uma vez em que investi cinco horas inteiras renovando um artigo de 2016. Não pude deixar de me perguntar se começar do zero teria sido mais rápido.

Para economizar tempo, temos um truque na manga: as quick wins. São mini-reformas que não levam mais de uma hora.

Normalmente me concentro em melhorar os metadados, refinar a gramática, otimizar o uso de palavras-chave e imagens e adicionar novos CTAs que se alinhem com nossa estratégia atual.

Nossos esforços para atualizar o conteúdo têm valido a pena. Basta dar uma olhada abaixo. Quando comparamos as estatísticas de tráfego de um artigo antes e depois de uma atualização completa ou de uma quick win, os resultados são empolgantes.

Um aumento colossal de 529,59% no tráfego definitivamente vale os poucos minutos a algumas horas que investimos.

O que uma especialista em SEO faz? (Quick Wins)
Quick wins e atualizações 

Algumas auditorias de SEO após o almoço

Resolver problemas é minha especialidade, como você já sabe. Não é gratificante ver coisas quebradas voltando à vida?

Além das questões de conteúdo mencionadas na seção anterior, como parte de nossa rotina, abordamos aspectos mais técnicos como:

  • Conteúdo duplicado: identificar e resolver problemas de conteúdo duplicado no site.
  • Erros de rastreamento: resolver erros de rastreamento, como links quebrados e páginas 404.
  • Otimização para dispositivos móveis: certificar-se de que o site seja responsivo e compatível com dispositivos móveis.
  • Marcações de Schema: implementar dados estruturados para aprimorar rich snippets nos resultados de pesquisa.
  • Estrutura de URL: verificar e otimizar a estrutura de URL para compatibilidade com SEO.
  • Arquivo Robots.txt: revisar e otimizar o arquivo robots.txt para indexação adequada.
  • Tags canônicas: implementar tags canônicas para resolver problemas de conteúdo duplicado.
  • Lacunas de conteúdo: identificar lacunas no conteúdo e desenvolver uma estratégia para preenchê-las.

Ultimamente, meus colegas de equipe e eu temos dedicado mais tempo para resolver problemas de indexação, principalmente erros 404.

O que uma especialista em SEO faz? (Google Search Console)
Problemas de indexação do Google Search Console

Ele ocorre quando um usuário ou mecanismo de busca tenta acessar uma página da web que não existe ou foi removida, resultando em um erro de “página não encontrada”.

Se não for corrigido, pode impactar negativamente a rastreabilidade de um site e o desempenho geral de SEO. Para resolver isso, implementamos centenas de redirecionamentos.

O que uma especialista em SEO faz? (Erros 404)
Redirecionamentos para corrigir erros 404

E que tal algumas métricas na hora do lanche?

Como especialista em SEO, devo ter o Google Analytics e o Google Search Console como melhores amigos (no mínimo).

Não há espaço para jogos de adivinhação. Os profissionais de marketing em geral precisam contar com dados para planejar suas próximas etapas.

Alguns dos dados que fico de olho incluem:

  • Tráfego do nosso blog em relação às metas mensais e trimestrais.
  • O desempenho de novos artigos em termos de tráfego.
  • Desempenho do tráfego após atualizações e quick wins.
  • O número de sessões de usuários norte-americanos (o mercado que almejamos).
  • O número de conversões (usuários que clicaram no link de teste do WriterAccess) e as páginas de onde vieram.
  • Comportamento de palavras-chave (volume e qualidade de palavras-chave novas, perdidas, melhoradas e recusadas).
  • Nossas páginas de melhor desempenho.
  • Sessões e testes originados de backlinks.

Nós compartilhamos e discutimos essas métricas em reuniões mensais onde planejamos os próximos passos.

Respondendo aos parceiros enquanto o sol se põe

A divulgação de contatos é parte integrante da minha rotina na Rock Content.

Não vou mentir, na maioria das vezes, os parceiros vêm até nós em busca de colaborações, e eu dedico um bom tempo do meu dia pesquisando e respondendo esses e-mails.

Alguns já fizeram parceria com a Rock Content no passado e nos enviam um e-mail solicitando novas colaborações, como é o caso da HubSpot:

O que uma especialista em SEO faz? (Guest Post)
E-mail de um parceiro

Nestas circunstâncias, é super simples. Estamos cientes de sua reputação, estamos acostumados a vincular seu conteúdo e a colaboração flui sem problemas.

Por outro lado, muitos especialistas desconhecidos em SEO entram em nossos DMs, todos com um: “Ei, quer trocar links?” Bem, é aí que colocamos nossos chapéus de detetive e começamos a trabalhar!

Em primeiro lugar, precisamos ter certeza de que eles não estão envolvidos em nenhum esquema sorrateiro de link building. Em seguida, verificamos o domínio deles — será que ele tem alguma autoridade séria? O conteúdo deles está alinhado com o nosso? Temos alguns interesses comuns nas palavras-chave?

Há casos em que nos deparamos com sites que nos são totalmente desconhecidos. Por exemplo, recentemente tivemos uma proposta de criação de links para um blog sobre o qual não conseguimos coletar dados, e as pontuações de autoridade do site ficaram abaixo do limite (<40).

Nesse caso, respondo aos e-mails agradecendo o contato e explicando que o domínio deles não atende aos nossos critérios para troca de links. Não é pessoal, é apenas uma questão de manter nossos padrões e qualidade no processo de link building.

O processo de troca de guest post segue um padrão semelhante, mas tende a ser mais demorado.

Começa por identificar os melhores parceiros, utilizando critérios semelhantes aos do link building, mas com um pouco mais de rigor.

Em seguida, elaboramos conteúdo para outro blog de acordo com suas diretrizes específicas e aguardamos pacientemente sua revisão e publicação.

O que uma especialista em SEO faz? (Guest Post)
E-mail de guest post para parceiro 

No nosso caso, seguimos o mesmo processo. No entanto, não é incomum recebermos artigos de convidados que não estejam alinhados com nossas diretrizes. Como resultado, nosso processo de revisão tende a ser mais exigente.

Um cafézinho com meus colegas de equipe

Nossas rotinas diárias podem parecer muito parecidas, mas você sabe como é: cada um tem seu ponto de vista.

Então, me antecipei e perguntei aos meus colegas: “Como é um dia normal de trabalho para você como especialista de SEO na Rock Content?” Aqui está o que eles compartilharam:

“Normalmente, minhas manhãs como especialista em SEO começam conduzindo pesquisas de palavras-chave e criando conteúdo enquanto minha mente ainda está fresca. Depois que meus motores estão funcionando, dedico algum tempo para analisar nossos resultados semanais e descobrir o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Algumas tarefas técnicas também podem surgir aqui e ali, como resolver problemas sinalizados pelo Google Search Console. Embora SEO seja uma questão de consistência e rotina, nossos dias na Rock Content são muito dinâmicos. Estamos constantemente colaborando com equipes como Growth e Product, para entender melhor a intenção e a experiência de pesquisa do usuário e alinhá-las aos nossos objetivos de negócios.” Júlia Araújo.

“Minha rotina como especialista em SEO normalmente envolve verificar os números do Analytics pela manhã, avaliar as tarefas da semana e estabelecer prioridades. Apesar de termos uma rotina muito constante com nosso calendário editorial, às vezes surgem novidades de SEO — como atualizações do Google, por exemplo — e preciso dar uma olhada nesses pontos, discutir, analisar e compartilhar com a equipe. Então, resumindo, a rotina é feita de muitas tarefas, mas meus dias nunca são exatamente iguais.” Diana Martins.

Júlia trouxe algo muito importante: colaborar com outras equipes. Isso é realmente muito importante para nós e muitas vezes leva a ótimos resultados.

Por exemplo, deixe-me contar sobre este checklist que elaborei com a equipe de crescimento. Eles foram encarregados de criar a página de destino para download do material e usaram alguns truques inteligentes de marketing por e-mail para promovê-lo.

Adivinha o que aconteceu? Conseguimos impressionantes 740 downloads em apenas um mês e 8 MQLs. Quão legal é isso?

Diana também destacou a necessidade de ficarmos por dentro das últimas notícias que podem impactar nosso trabalho (e acredite, isso acontece de vez em quando). Ela até escreveu sobre a atualização principal mais recente do Google, lançada no mês passado.

Algumas observações antes de chegar minha hora 

O tempo está passando e está quase na hora de encerrar o dia. Espero que você tenha se divertido conhecendo um dia na vida de uma especialista em SEO da Rock Content.

Se você também faz parte dessa área emocionante, estou curioso para saber se nossas rotinas estão alinhadas.

E se você está pensando em mergulhar no mundo do SEO, espero que este artigo tenha lhe inspirado ou pelo menos esclarecido se essa é sua praia ou não.

Apenas um rápido lembrete: este não foi um tutorial passo a passo e peço desculpas se era isso que você esperava. Mas ei, sem ressentimentos, certo? Eu nunca prometi um tutorial para começo de conversa.

Uma coisa que quase esqueci de mencionar é que, além de nossas tarefas habituais, nós, profissionais de SEO da Rock Content, ocasionalmente temos a chance de brilhar em webinars ou criar vídeos para redes sociais.

É uma oportunidade fantástica de aparecer e colocarmos nosso conhecimento à prova.

O que uma especialista em SEO faz?

Antes de me despedir, quero enfatizar a importância do trabalho em equipe e da colaboração. É algo muito importante aqui na Rock Content e, como especialistas em SEO, não podemos fazer tudo sozinhos.

E não vamos esquecer o WriterAccess, o herói anônimo que simplifica nossas vidas. A propósito, se sua empresa precisa de um processo de produção de conteúdo mais tranquilo, convido você a experimentar com um teste gratuito de 14 dias.

Bem, é isso, pessoal! Sem horas extras por hoje.



Source link

Não há Tags

79 visualizações, 1 hoje

  

79 visualizações, 1 hoje